1,2 milhões de euros para refeições escolares

1576

O Executivo Municipal aprovou  a abertura de procedimento para fornecimento de refeições, para 2020, nos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo de Viseu. O valor base por refeição a pagar pelo Município é de 1,96 euros.

Partindo de uma previsão de 3.100 alunos e da necessidade de assegurar o fornecimento de refeições escolares durante os dias úteis letivos, as interrupções letivas e a transição de ano letivo, estimam-se necessárias 620 mil refeições com um custo total estimado de quase 1,2 milhões de euros.

“Não entendemos este valor que destinamos às refeições escolares como uma despesa, mas sim como um investimento. Estamos a investir na saúde das nossas crianças”, observa o Presidente da Câmara Municipal.

O fornecimento de refeições nos estabelecimentos de ensino visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, segundo os princípios dietéticos preconizados pelas normas de alimentação definidas pelo Ministério da Educação, e com a observância das normas gerais de higiene e segurança alimentar a que estão sujeitos os géneros alimentícios.

As ementas são elaboradas por uma nutricionista da empresa adjudicatária, sendo entregues semanalmente nas escolas e jardins de infância do concelho.