15.ª edição do Festival da Cereja de Resende

Nem a chuva demoveu visitantes do Festival daCerejaFestival da Cereja bombos

Ministro da Agricultura visita certame

Apesar de a chuva não ter dado tréguas durante todo o fim de semana, passaram pela 15.ª edição do Festival da Cereja milhares de visitantes, confirmando que a cereja de Resende tem cada vez mais projeção nacional.

festival cereja 193

Durante dois dias, cerca de uma centena de produtores locais disponibilizaram este fruto que não ultrapassou o valor de 5,00 euros/kg. Variados produtos e peças de artesanato ligados à cereja também estiveram disponíveis durante todo o fim de semana. E como não há festa sem música e dança, diversos grupos e ranchos tradicionais do concelho asseguraram a animação musical do certame. No domingo, à tarde, a chuva deu algumas tréguas, permitindo a realização do desfile, este ano, subordinado à temática “As Verdades da Cereja” que contou com a participação de cerca de 600 crianças que frequentam o pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos nos estabelecimentos de ensino do concelho.

27cf0c7b-d765-481e-9ea5-4f6329500590

No primeiro dia do Festival da Cereja, dia 28 de maio, Resende recebeu a visita do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, que teve oportunidade de visitar a Feira da Cereja e contactar diretamente com os produtores. Nesta visita, o Presidente do Município, Garcez Trindade, sensibilizou o Ministro da Agricultura para as dificuldades que os produtores decereja estão a enfrentar devido à quebra de produção de cereja, que poderá chegar aos 60%, provocada pelas condições climatéricas adversas verificadas este ano.

O festival deste ano apresentou como novidade o programa de incentivos “Melhor doce/bolo de cereja de Resende”, ao qual concorreram cerca de duas dezenas de resendenses que apresentaram iguarias de elevada qualidade e originalidade. festival cereja PresidenteAssim, a vencedora do programa foi Maria da Graça Teixeira, Idalécio Filipe Pereira conquistou o segundo lugar, sendo que em terceiro lugar ficou Isabel Piedade. Com este programa de incentivos, o Município de Resende pretende incentivar a criação de um doce/bolo que identifique o concelho como produtor da melhor cereja, de forma a valorizar a cereja e promover o empreendedorismo na transformação do produto.

Há 15 anos, a primeira edição do Festival da Cereja trouxe um enorme impacto ao concelho de Resende, criando uma marca que lhe deu grande notoriedade e que tem vindo a acentuar-se de ano para ano.

festival cereja 094

Desfile_Festival da Cereja

festival cereja 152