15 anos da AEPGA – Juntos, com o Burro, pelo Burro

Dia 8 de Maio de 2016

Desde que foi fundada, em 2001, a AEPGA percorreu um longo caminho de conquistas, sobressaltos e sonhos.

Criou dois centros onde acolhe uma centena de burros, contribuiu para que o número de nascimentos anuais da raça asinina de Miranda aumentasse de 5 para 90, resgatou perto de 400 animais e assistiu outros 1000, chegou a todos os criadores e proprietários da região, trouxe milhares de pessoas ao Planalto, criou postos de emprego, estimulou a investigação científica, reuniu mais de 3916 associados e padrinhos. Relembrou Trás-os-Montes, o país e o mundo do valor do Burro e do seu direito a uma vida digna e feliz.

Ao cumprir 15 anos, queremos celebrar estes feitos com todos vós que nos apoiam, mas queremos também incluir-vos na construção do nosso futuro. E é por isso que, além de vos convidarmos para se juntarem a nós numa caminhada e piquenique com a burricada no Dia Internacional do Burro – dia 8 de Maio -, vos desafiamos a expandir esta nossa causa através da realização de iniciativas pensadas e organizadas por vós.

Juntos, podemos criar uma rede de acções incrivelmente variada, tanto no seu objectivo – angariação de fundos, sensibilização -, como na sua forma – festas, concertos, vendas de garagem, rifas cujo lucro reverte para a AEPGA, ou correr a maratona em nome do Burro de Miranda, ou dedicar um dia na escola a dá-lo a conhecer, ou…!

Juntos, podemos fazer desta data especial uma celebração do Burro, amigo, colega de trabalho, companheiro, professor.

Plano de Actividades 2016

Maio
8 de Maio: Dia Internacional do Burro. Celebração dos 15 anos da AEPGA
28 e 29 de Maio: Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares “Sons & Ruralidades”(ADIADO, nova data a anunciar brevemente)

Julho
De 27 a 31 de Julho: Festival Itinerante da Cultura Tradicional “L Burro i l Gueiteiro”

Setembro
6 de Setembro: Concurso Regional da Raça Asinina de Miranda – Feira do Naso
11 de Setembro: Feira de Burros – Feira do Azinhoso

Novembro
12 e 13 de Novembro: Magusto musical “L Brano de San Martino”

Formações

A AEPGA está disponível para dar formação a grupos organizados em diferentes áreas de conhecimento relacionadas com o Burro. A duração será variável consoante os objectivos do grupo e de cada formação. As formações poderão decorrer no Centro de Valorização do Burro de Miranda como num outro local, desde que estejam reunidas as condições necessárias à sua realização.