24º Aniversário Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira

Nos dias 6 e 7 de maio de 2016, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira comemorou o seu 24º aniversário, à noite, em Queirã, no Salão da Junta de Freguesia de Queirã.

O dia 6, sexta feira, foi dedicado ao teatro, contando com a representação da peça de teatro ”O Ilustre Conferencista” do Grupo da Associação Recreativa Desportiva Cultural de Oliveira de Baixo, Bodiosa. A noite terminou com “Prata da Casa”, Veteranos da Freguesia de Queirã e suas Harmónicas que tocaram as suas “gaitas de beiços”, recriando um “baile à moda antiga”.

No sábado, dia 7 de maio, teve lugar o Encontro de Musica Tradicional e Popular, em que atuou o Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra e o grupo Anfitrião- Cavaquinhos e Cantares à Beira.

Ao longo destes 24 anos de existência, o grupo tem-se dedicado à recolha, preservação e divulgação da música tradicional desta região, quer nacional, quer internacionalmente, estando já a preparar a comemoração do 25.º Aniversário. Para as “ Bodas de Prata”, entre outras atividades, estão já em preparação a Monografia da Freguesia de Queirã e um DVD, do qual constará a recriação de algumas tradições que já caíram em desuso como é o exemplo de “serrar a Velha, Apupar aos cabaços…”, rezas e outro património oral e imaterial.