5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE STREET ART DE VISEU VAI CRIAR 15 NOVAS PAISAGENS ARTÍSTICAS NA CIDADE-JARDIM

Maior edição de sempre do Festival “Tons da Primavera” traz a estreia de dois grandes artistas espanhóis em Portugal. Draw & Contra pintam homenagem a Dom Zeferino, em ano de “Destino Nacional de Gastronomia”

 

De 9 a 12 de maio, Viseu recebe a 5ª e maior edição de sempre do Festival de Street Art “Tons da Primavera”, que vai ver nascer novas intervenções artísticas na cidade e nas freguesias.

Entre pinturas e instalações, nascerão 15 novas obras em Viseu, que se juntarão às 45 já criadas nas edições anteriores do “Tons da Primavera”. A gastronomia de Viseu e os seus atributos identitários de cidade-jardim, cidade vinhateira do Dão e cidade de Viriato servem de inspiração às novas intervenções.

“Em 2019, voltamos a descentralizar o Festival e reforçamos a sua presença nas freguesias periurbanas e de fundo rural”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Orgens, Campo, Repeses e São Salvador, Fragosela, Abraveses, São Cipriano e Vil de Soito vão receber intervenções do nosso Festival”.

“A aposta em artistas internacionais é renovada nesta edição”, sublinha por sua vez o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado. “Viseu recebe dois dos nomes mais influentes da arte urbana em Espanha, Miquel Wert e Lula Goce, que atuam pela primeira vez em Portugal”.

Tutu Sousa, artista plástico cabo-verdiano, intervencionará o posto da GNR, em Abraveses. Esta é uma participação que resulta da parceria firmada com o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo-Verde em 2018, na últ ima edição do Festival Literário de Viseu, em dezembro passado.

Também o brasileiro UTOPIA fará uma pintura em Viseu, na Associação de Tondelinha, em Orgens.

A eles juntam-se os portugueses HAZUL, REGG, Pedro Raposo Mendes, Oker & Asno, GLAM e a dupla Draw & Contra, que irá executar um grande mural de tributo a Dom Zeferino, o maior nome da gastronomia viseense no séc. XX.

Também os artistas locais terão uma forte presença no Festival e criarão novas obras artísticas na cidade.Rosália Marques, Rosário Pinheiro, YOUTHONE, Luís Daniel e o coletivo Ergo Bandits são os nomes confirmados.

A edição de 2019 do Festival de Street Art de Viseu aposta numa diversificação de expressões. Este ano, a fotografia terá uma grande exposição a céu aberto, dedicada ao tema da gastronomia e dos produtos da terra, a par da pintura e da instalação artística.

Nesta edição do Festival, a Rua Formosa e a Praça D. Duarte receberão uma instalação de fotografia, nas varandas dos edifícios que espreitam para ambos os locais.

Paralelamente ao Festival de Street Art, o Mercado 2 de Maio volta a proporcionar programação de qualidade para todos os públicos, entre concertos, espetáculos, oficinas para todas as idades, street food e artesanato da região.

Na música domina o “indie” e o alternativo. B Fachada “inaugura” o palco do Mercado 2 de Maio, na noite de quinta-feira, pelas 21H30. Na sexta-feira à noite, os Capitão Fausto atuam na Fonte das 3 Bicas, num grande concerto que vai contar com grandes êxitos da banda, pelas 22 horas. Às 23H30, os Embaixadores de Viseu Galo Cant’Às Duas encerram a noite, no mesmo palco.

No sábado, os Orelha Negra, banda que combina vários estilos como o jazz, soul, funk, hip-hop e groove, também vão atuar na Fonte das 3 Bicas. Xinobi terminará a noite, cujo espetáculo começa às 23H30.ADFECTUS, Bruce Brothers Trio e emmy Curl são alguns dos restantes nomes musicais do evento, que atuarão no Mercado 2 de Maio, de 9 a 12 de maio.

Sábado e domingo à tarde, o Mercado vai assistir às conversas “A Rua é uma Galeria. A Gastronomia é uma Arte”, ambas sobre a temática do ano em Viseu. No dia 11, os artistas do Festival de Street Art vão juntar-se para debater o que os inspirou na criação das respetivas obras numa conversa informal, guiada por Jorge Sobrado. Já no dia 12, domingo, é a vez dos chefs de Viseu Diogo Rocha, Luís Almeida e Hugo Marques se juntarem para debater os temas da gastronomia e da arte, com a moderação do jornalista Amadeu Araújo.

O “Tons da Primavera” 2019 traz, ainda, uma novidade na programação: a atividade “Drink and Draw” que, acompanhada de vinho do Dão, consiste numa sessão de desenho criativo, com um modelo vivo. Direcionada a participantes sem experiência na área do desenho, o “Drink and Draw” tem como objetivos principais o contacto interpessoal e “offline” entre os participantes, assim como a promoção de uma experiência diferente e memorável. Vai realizar-se na sexta-feira e sábado, às 18H30, direcionada a adultos. Também no sábado, às 16H30, há uma sessão direcionada a crianças.

Também no Mercado 2 de Maio, as provas de vinho do Dão voltam a estar em destaque, com a presença de produtores da região na instalação “Entre Aduelas”. No andar superior da praça histórica, o evento vai contar com operadores de street food para fazer as delícias de miúdos e graúdos.

A programação inclui, ainda, oficinas artísticas, o espaço infantil “Dão Petiz” e mostras de produtos artesanais da região, envolvendo dezenas de parceiros locais.

O evento é organizado pelo Município de Viseu e pela VISEU MARCA. A GALP, a LITOCAR e a Coruja são patrocinadores oficiais do Festival “Tons da Primavera”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia