A importância da literacia para uma sociedade responsável

Celebra-se a 8 de setembro o Dia Internacional da Literacia. Numa sociedade cada vez mais complexa e exigente, é fundamental uma cabal compreensão daquilo que se lê. Para o Cetelem, a Literacia é um fator fundamental para a formação. Só assim é possível criar uma sociedade responsável e ciente dos seus direitos e responsabilidades.

8 de setembro é um dia especial. Infelizmente, em Portugal os índices de literacia são ainda bastante baixos. No sentido de mudar esta tendência nacional, o Cetelem, no âmbito das suas ações de Responsabilidade Social, criou em 2015 o programa “Tem Tudo a Ler” com o objetivo de incentivar a leitura. E porque a literacia é relevante, e não apenas por motivos culturais, este projeto procura contribuir também para o aumento dos conhecimentos de cariz financeiro.

No sentido de ajudar os portugueses a melhor compreender matérias tantas vezes de difícil entendimento, o Cetelem publicou este ano um estudo dedicado à Literacia Financeira. E apesar de se assistir a uma pequena alteração de paradigma, menos de metade dos portugueses conhece o jargão de grande parte dos conceitos financeiros. Se expressões como Taxa de Câmbio (39%), Inflação (38%), Euribor (32%) ou Dívida Pública (32%), são relativamente conhecidas, já conceitos como Rating (14%), Revolving (12%), 3D Secure (12%) ou MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor (9%), são desconhecidos de uma larga franja dos consumidores. A única expressão financeira a ultrapassar os 50% de conhecimento, mais concretamente 55%, é mesmo juros.

Entre as principais conclusões, refira-se que 13% dos consumidores já conseguem poupar no final do mês bem acima dos apenas 4% em 2016. De forma regular ou pontual, 50% dos portugueses assume conseguir poupar – contra 36% no ano passado. E pela primeira vez desde 2014, aumenta o número de pessoas que controla o orçamento familiar, 83%.

Este estudo permite também verificar que aumentou o número de pessoas que considera importante a formação financeira, num total de 57% dos inquiridos – o que não se verificava desde 2014. Para os inquiridos, tanto as escolas como os as instituições financeiras (ambas com 22%) são aquelas que deverão ter um papel mais efetivo na formação. O Banco de Portugal, com 13%, e a televisão e rádio públicas, com 9%, são outras entidades mencionadas
Ainda assim, é um valor bastante abaixo dos 92% de portugueses que, em 2014, tinham a opinião de que a formação financeira era relevante, isto num período em que a crise e a presença da Troika no nosso país motivavam grande atenção a matérias desta índole.

Também a educação financeira dos filhos é aspeto relevante para cerca de dois terços dos pais, mais 18% que em 2016, quando apenas 46% considerava este tema relevante para a formação dos mais jovens.

Já a gestão orçamental é a matéria mais visada pelos portugueses relativamente à necessidade de maior conhecimento, com 21%. Os dados do estudo sobre Literacia Financeira do Cetelem indicam ainda que 30% dos inquiridos considera precisar de formação financeira, mais 4% que o registado no ano passado.

«A capacidade de contribuir para o aumento da literacia dos portugueses é fundamental para o Cetelem. Pretendemos incentivar o gosto pela leitura e potenciar esse gosto. Mas também queremos que todos os portugueses estejam aptos para conhecer e lidar com conceitos financeiros, cada vez mais importantes para o dia-a-dia de todos nós. Os anos de crise ajudaram a uma crescente atenção a este nível, mas queremos ter um papel mais proactivo no que respeita a esta matéria. O programa “Tem Tudo a Ler”, o estudo sobre Literacia Financeira e o portal Notas em Dia do Cetelem, que tem como principal objetivo ajudar os consumidores na gestão do orçamento são disso sinal evidente», explica Leonor Santos, responsável pelo programa “Tem Tudo a Ler” e Diretora Compliance e Jurídico do Cetelem.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia