AEP reuniu mais de 700 empresários e instituições do Norte, Centro e Alentejo para promover PME mais competitivas

1464

Entre empresários, investidores, associações empresariais e intermunicipais, estabelecimentos de ensino superior e agentes do poder local, as sessões LINK LAB do projeto AEP LINK, reuniram mais de 700 participantes nas 12 cidades onde decorreram: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Coimbra, Maia, Leiria, Trofa, Aveiro, Castelo Branco, Viseu, Évora e Beja. Estes encontros pretenderam apurar as boas práticas que promovem PME mais competitivas e robustas.

 

Foram discutidos temas decisivos para o sucesso – e sobrevivência – das micro, pequenas e médias empresas, nomeadamente, as práticas de gestão, a digitalização do negócio, o investimento, a inovação, a capacitação dos recursos humanos e a competitividade do ecossistema empresarial. «Os encontros consubstanciaram uma oportunidade para refletir sobre as práticas e as necessidades das PME nas regiões de convergência. Permitiu, ainda identificar algumas iniciativas que podem ser desenvolvidas por associações, pelo poder local e por estabelecimentos de ensino superior, entre outros, para apoiar os empresários e os novos empreendedores, incentivou o networking e a partilha de experiências», explica Paula Silvestre, diretora da AEP Competitividade.

 

Cerca de 74% dos participantes nos LINK LABS foram empresários e gestores, sendo os restantes 26% representados por associações, agentes do poder local, ensino superior e investidores. Os LINK LABS percorreram o Norte, Centro e Alentejo entre os meses de abril e outubro.

 

«O projeto AEP LINK pretende promover acima de tudo a cooperação nos domínios críticos de competitividade das PME, e os LINK LABS representam a interligação e parceria que queremos reforçar e imprimir ao tecido empresarial, porque se concretizaram em estreita parceria com entidades regionais e proporcionaram um espaço aberto de discussão e de criação de oportunidades de negócio muito interessantes», explica Paula Silvestre.

 

«As PME deparam-se com obstáculos a diferentes níveis, a cooperação entre empresas e com estruturas organizadas que desenvolvem atividades de suporte e de desenvolvimento empresarial permitir-lhes-á adquirir maior resistência, explorar novas oportunidades e ganhar escala», garante.

 

O projeto AEP LINK disponibiliza ainda outras ferramentas de apoio às PME, como o questionário nacional que pretende fazer o diagnóstico às PME portuguesas, aferindo as suas necessidades para encontrar melhores respostas para cada um dos desafios que as impedem de crescer; o dashboard interativo da performance empresarial uma ferramenta de análise do desempenho das PME das diversas regiões do país e de apoio à decisão do gestor; e a bolsa de oportunidades, um repositório dinâmico de oportunidades de negócio que identifica o parceiro certo para cada projeto. Os empresários devem registar as suas empresas em aeplink.pt.

 

Sobre o AEP Link:

O projeto nacional AEP Link visa melhorar a dinâmica do ecossistema empresarial, desenvolver e aprofundar a colaboração entre PME e outros stakeholders que, com a partilha de know-how e influência, poderão beneficiar mutuamente, identificar, potenciar e concretizar novas oportunidades de negócio e parceria.

Pretende desenvolver uma plataforma para facilitar o desenvolvimento de negócio nas PME portuguesas, uma rede nacional de colaboração para acelerar a identificação de parceiros para a promoção de atividades de inovação, para apoiar a inserção das PME na economia digital e captar investimento. O projeto envolve 1.200 PME, 22 associações empresariais, 12 comunidades intermunicipais, oito instituições de ensino superior. O roadshow AEP Link, composto por 12 eventos públicos, decorreram de abril a outubro de 2019 e passaram por Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Coimbra, Maia, Leiria, Trofa, Aveiro, Castelo Branco, Viseu, Évora e Beja.

O projeto AEP Link (POCI-02-0853-FEDER-036026) é promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, com o apoio da Konica Minolta, Crédito y Caución e Iberinform. Procura ajudar as empresas portuguesas a crescer, através do desenvolvimento de práticas de cooperação no tecido empresarial, em torno dos fatores críticos de competitividade: economia digital, inovação e investimento, e é cofinanciado pelo Compete 2020, através do Portugal 2020, no montante de 540.413,49€, dos quais 459.351,47€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).