Aeródromo Municipal de Viseu equipado e certificado para voos noturnos

1610

O Aeródromo Municipal de Viseu está agora equipado e devidamente certificado para realizar voos noturnos.

Resultado de um investimento do Município de Viseu, a Autoridade Nacional da Aviação Civil certificou a infraestrutura para esta nova valência operacional.

Este novo serviço resulta da instalação e revisão do sistema de iluminação das pistas, com apoio de baterias em caso de falha de energia. A torre de controlo está também devidamente equipada e com pessoal formado e certificado.

Para além de passar a receber voos civis, esta qualificação permite ao aeródromo dar uma resposta com toda a segurança às missões de emergência da Proteção Civil. Por outro lado, o aeródromo fica também habilitado para ações de treino e instrução de pilotos na componente de formação de voo noturno.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta infraestrutura dá um passo em frente na sua qualidade e na sua atratividade regional, quer para voos de passageiros quer para outras funções logísticas e operacionais. O crescimento anual de movimentos aéreos testemunha essa atratividade e abre caminho a oportunidades de desenvolvimento económico e turístico local e regional”.

Em 2016, o aeródromo realizou 9119 operações de voo, quando em 2015 havia efetuado 1537, e em 2016 apenas 273.