Alunos de Carregal do Sal defendem projeto na final de concurso sobre sustentabilidade energética

  • Turma da Escola Básica Nuno Álvares, em Carregal do Sal, entre os 15 finalistas do concurso nacional da Fundação Galp que distingue os melhores projetos de eficiência energética e desenvolvimento sustentável
  • Vencedores dos prémios Missão Up, Power Up e Switch Up serão conhecidos numa cerimónia que se realizará em Matosinhos no Dia Mundial da energia, a 29 de maio

O distrito de Viseu vai estar representado por 21 alunos Escola Básica Nuno Álvares, em Carregal do Sal, na final deste ano dos concursos Missão Up, Power Up e Switch Up, promovidos anualmente pela Fundação Galp para distinguir os melhores projetos de eficiência energética e desenvolvimento sustentável apresentados por equipas de alunos do ensino básico e secundário.

O projeto desta turma da Escola Básica Nuno Álvares foi um dos cinco finalistas na categoria Missão Up, dirigida aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A escolha teve por base o projeto de reflorestação de uma área vítima de incêndios, com carvalhos autóctones, e que incluiu o acompanhamento por parte dos alunos “da semente até à folha”.

Além deste projeto dos alunos de Carregal do Sal, estarão na final da categoria Missão Up destes prémios projetos desenvolvidos por aluno do 1º ciclo de escolas de Beja, Setúbal, Aveiro e Porto.

Os projectos selecionados para integrarem o leque de cinco finalistas em cada uma das três categorias a concurso serão agora analisados por um júri composto por Joana Garoupa (Diretora Geral da fundação Galp), Rui Dias (Diretor da Academia do CEiiA) e um diretor do media partner do evento.

A divulgação dos vencedores ocorrerá na próxima semana, durante o Energy Bootcamp organizado pela Fundação Galp nos dias 28 e 29 de maio, em Matosinhos, na sede do CEiiA, entidade com a qual a Fundação Galp mantém uma parceria e trabalha a literacia sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o tema da proteção dos oceanos

O evento, que assinalará também a comemoração do Dia Mundial da Energia, a 29 de maio, juntará mais de 200 alunos e professores da comunidade escolar portuguesa que participaram na edição deste ano dos projetos educativos Up, bem como mentores e parceiros do concurso e um representante do Ministério da Economia.

Criados em 2010 pela Fundação Galp, os projetos educativos Missão Up, Power Up e Switch Up já impactaram mais de 1,5 milhões de alunos, contaram com a adesão de perto de 1.600 escolas e tiveram mais de 900 projetos desenvolvidos para avaliação do júri.

Destinados às escolas do Ensino Básico e Secundário, estes projetos educativos da Fundação Galp têm como objetivo promover o envolvimento dos alunos e a sua sensibilização para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos em prol de uma melhoria do consumo sustentável na escola, em casa e na comunidade envolvente, enquadrada pelo conceito global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o intuito de potenciar a aquisição de conhecimentos, os alunos são desafiados a trabalhar os temas por projetos, o que pressupõe que todas as crianças e jovens se possam envolver e tenham um papel ativo em todas as fases do projeto, além de construir competências, estimular a curiosidade, promover o conhecimento empírico e o trabalho em equipa.

Os projetos vencedores recebem entre 1.000€ e 7.000€ em financiamento para a sua implementação.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal