Alunos do 1º CEB protagonizam História de Portugal, que apresentam em 12 episódios e 12 espaços das freguesias do concelho, no âmbito do Projeto “Expressa-te e Vive”, desenvolvido pelos professores das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) do Município de Nelas

Criativo e interdisciplinar o projeto “Expressa-te e Vive”, na sua 2ª edição, prepara uma surpreendente apresentação, dividida em 12 episódios, exibidos em 12 espaços das freguesias do Concelho, com o envolvimento de 39 turmas do 1º ciclo dos dois agrupamentos de escolas, e participação total de 392 alunos, que vão protagonizar a História de Portugal, desde a Origem à Revolução do 25 de Abril de 1974, resultado do trabalho efetuado ao longo deste ano letivo, por professores e alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

 

Teatro, dança, comédia, canção, divertidas coreografias, simulacros, música tradicional e contemporânea, operetas infantis, compõem a apresentação deste ano, que conferem à História de Portugal um cunho descontraído, divertido, criativo e informal, próprio da vivência das crianças.

 

A “História” tem início, no próximo dia 29 de abril, em Canas de Senhorim, pelas 20h30, com o episódio “Astérix das Beiras” [Viriato . 1º séc. a.c], abrindo portas aos 11 episódios seguintes, que são “Afonsinho, o Birras” [Batalha de São Mamede . ano de 1128], “El Rei Dom Dinis” [D. Dinis . reinado de 1279 a 1325], “Longe os ventos encontram paz” [Pedro e Inês . sec. XIV], “And the Winner is Brites de Almeida! A Padeira…” [Padeira de Aljubarrota.Batalha de Aljubarrota em 1385], “A Rota dos Descobrimentos” [Os Descobrimentos . 1415 a 1543], “À Descoberta da Índia [Vasco da Gama e a descoberta do caminho marítimo para a Índia . 1498], “O Desejado” [D. Sebastião . reinado de 1568 a 1578], “O Terramoto de Lisboa em 1755”, “Viva, Viva, Viva Portugal!!!” [Implantação e queda da República e a ascensão ao poder de Salazar], “Aquele Inferno” [A Guerra do Ultramar, 1961 a 1974], “25 de Abril SEMPRE!!!” [Revolução de 25 de Abril 1974].

 

Desenvolvido no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para o 1º Ciclo, e após o sucesso da 1ª edição, o Projeto “Expressa-te e Vive” assume-se como sinónimo de aprendizagem, desafio, dinamismo e criatividade, interligando áreas tão distintas, como as Atividades Lúdico Expressivas, Inglês, Música e Atividade Física e Desportiva, agregando ideias e opiniões das crianças, valorizadas num espaço de formação complementar de qualidade, em termos culturais, artísticos e cívicos, que muito contribuiu para o desenvolvimento cognitivo, integração e vivência na sociedade, enraizamento de hábitos, costumes e valores, fatores base para a promoção da integração, inclusão e coesão social, criação e mudança cultural.

 

Uma escola a tempo inteiro, salutar, social e feliz!

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia