Alunos do 1º ciclo de Tondela desafiados em espetáculo “A Terra da Mentemática”

1480

Perto de 500 alunos do concelho de Tondela foram   desafiados a ‘viajar’ até à “A Terra da Mentemática”, num espetáculo em que Fábio e Paulo Sousa procuram aproximar os alunos do 1º ciclo à área disciplinar da Matemática.

Este espetáculo está incluído na programação da Festa do Livro e da Leitura de Tondela, que decorre até ao próximo dia 05 de abril e é da responsabilidade do Município de Tondela.

“A Terra da Mentemática” foi trazida a Tondela em três sessões, duas durante a manhã e uma ao início da tarde, na tenda que está montada junto à Biblioteca Municipal.

Ao longo de 45 minutos, Fábio e Paulo Sousa apresentam um livro que conta a história de Miguel que, ao ler, é sugado para dentro de um livro e transportado para uma terra mágica: a terra da mentemática.

Aqui, encontra o palácio da Rainha dos Números, que serve de mote para serem introduzidos desafios matemáticos e sequências, que levam os alunos a reagir entusiasticamente às pistas que lhes vão sendo dadas.

Pelo meio, o músico e promotor do projeto, Paulo Sousa, vai pegando na sua guitarra para apresentar temas musicados, que os alunos facilmente acompanham.

“Mentemática” é um projeto educativo da empresa Betweien, Lda, que visa estreitar a relação dos jovens com a matemática, tornando-a mais íntima, compreensiva e divertida.

Padrões numéricos e geométricos, numeração romana ou frações são alguns dos conteúdos explanados de forma inusitada e divertida na narrativa infantil.

No final do espetáculo, os alunos tiveram ainda a oportunidade de adquirir o livro “A Terra da Mentemática” e de solicitar autógrafo e dedicatória a Paulo Sousa.