ALUNOS DO CONCELHO VISITARAM E APLICARAM OS SEUS CONHECIMENTOS EM VÁRIAS EMPRESAS

AS AÇÕES ENVOLVERAM 185 ALUNOS

 

No âmbito da Academi@ STEM Mangualde, os alunos do concelho foram conhecer a Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica, Lda, a CBI – Indústria de Vestuário S.A., a Universidade Católica de Viseu e as Termas de Alcafache. As visitas aconteceram em dias diferentes e por distintas turmas, permitindo aos 185 estudantes aplicarem in loco as suas aprendizagens.

 

VISITA À MANGUAL TÉCNICA – INDÚSTRIA METALOMECÂNICA, LDA.

No dia 18 de março, os alunos do 5.º ano da turma piloto (20 alunos) visitaram a empresa Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica com vista a realizarem atividades potenciadores de aprendizagens num contexto particular.

Durante a visita, trabalharam, sobretudo, as aprendizagens essenciais relacionadas com a Matemática como, por exemplo, cálculo de áreas, triângulos e resolução de problemas. Os estudantes, em equipa, tiveram ainda a oportunidade de conceber uma peça através de dobras, furos, quinagem e corte. Esta foi, também, uma oportunidade para contactarem com assuntos inerentes à atividade da empresa, como produção, vendas, exportações, economia, entre outros.

 

VISITA À UNIVERSIDADE CATÓLICA DE VISEU E ÀS TERMAS DE ALCAFACHE

No dia 18 de março, os alunos do 7.º ano da turma piloto (20 alunos) visitaram a Universidade Católica de Viseu e realizaram atividades laboratoriais. Os estudantes tiveram oportunidade de criar um meio de cultura sólido que utilizaram no dia seguinte, na visita às Termas de Alcafache, com o intuito de analisarem propriedades da água da estância termal e, ao mesmo tempo, do rio daquela localidade.

Durante a visita às termas os alunos exploraram assuntos relacionados com aprendizagens essenciais das Ciências Naturais, como o porquê da existência de nascentes termais naquela região. A visita potenciou ainda a ligação a conteúdos de Matemática, fazendo, desta forma, a interligação entre os demais conteúdos.

VISITA À CBI – INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO S.A.

Entre os dias 19 e 21 de março, todos os alunos do 2.º ano do 1.º CEB de Mangualde (145 alunos) tiveram a oportunidade de visitar a empresa CBI – Indústria de Vestuário.

A visita proporcionou àqueles estudantes observarem o processo fabril de conceção de vestuário in loco. Durante a ação, os alunos tiveram oportunidade de conhecer diferentes matérias-primas usadas na conceção do vestuário, bem como as distintas etapas pelas quais passam, até ao produto final. Simultaneamente, foram desafiados a responder a algumas questões matemáticas, nomeadamente, relacionadas com frações unitárias, estabelecendo ligação ao corte de material (peças de vestuário) para diminuir o desperdício.

ACADEMI@ STEM

A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio de diversas entidades, nomeadamente do Centro de Formação EduFor, da Direção-Geral de Educação, da Patinter S.A., da CBI – Indústria de Vestuário, SA., da Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica Lda, e da SalivaTec – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia