Alves Martins candidata à terceira bandeira verde

1785

A Escola Secundária Alves Martins é um dos estabelecimentos de ensino do concelho candidatos à bandeira verde Eco-Escolas 2018/2019. O programa Eco-Escolas, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretende promover e aplicar conceitos de educação e gestão ambiental à vida quotidiana das escolas.

Através de um conjunto de ações desenvolvidas por alunos e professores, a ESAM procurou, durante este ano letivo, implementar uma consciência ecológica, ao mesmo tempo que se criaram parcerias locais, para envolver toda a comunidade.

A equipa do projeto argumenta que, ao longo dos últimos três anos, celebrou grandes edições do “Dia Eco-Escolas e do Ambiente”, realizou grandes campanhas de sensibilização nas salas de aula. A escola é um dos pontos de recolha de Resíduos Elétricos e Eletrónicos em fim de vida (REEE) da região de Viseu. Na ESAM, a existência de uma horta biológica bem arranjada e a manutenção dos espaços verdes pelos alunos, assegura a preocupação com o ambiente. Acrescenta ainda que, entre 2017 e 2019, a equipa plantou 24 árvores autóctones no recinto escolar.

Resíduos, Água, Energia, Floresta e Mar foram os temas aprofundados ao longo do ano letivo, com a ajuda da direção da escola, dos técnicos da Divisão de Educação e do Ambiente da autarquia de Viseu e da ABAE. A Câmara Municipal, enquanto parceira do programa, concede apoio logístico às escolas para garantir a candidatura das escolas e assegurar uma boa execução do plano de ação ambiental no espaço escolar.

A professora coordenadora, Patrícia Nunes, assegura que as atividades que foram realizadas, ao longo do ano, estavam previstas no plano de ação e que foi cumprido, com sucesso. Entre elas, a ESAM venceu com um projeto na “Rota da Cidadania”, um grupo de alunos Eco-Escolas ganhou um prémio no projeto “Nós na Economia Circular” promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e o dia Eco-Escolas 2019 foi celebrado em conjunto com as outras Eco-Escolas e o Município de Viseu.

Patrícia Nunes informa ainda que, após análise conjunta dos membros do Clube, a grande lacuna na escola, a nível de educação ambiental, continua a ser a não separação de resíduos por parte de muitos membros da comunidade educativa. Por isso, o Clube Eco-Escolas delineará, no próximo ano, novas estratégias a implementar de modo a colmatar esta falha.