”ANDORINHA” VAI SER RESTAURADA

1700

A “Andorinha”, a mais antiga locomotiva a vapor existente em Portugal, que integra o espólio do Museu Nacional  Ferroviário e que se encontra em Vila Nova de Famalicão, vai ser alvo de uma intervenção profunda de restauro, estando assim assegurada a salvaguarda deste importante património nacional.

 

A locomotiva parqueada em Nine desde o ano de 2002, altura em que foi retirada da antiga secção museológica de Braga, onde esteve guardada desde 1977, vai viajar até às instalações do Museu Nacional Ferroviário, onde irá beneficiar de um processo de recuperação e restauro a efetuar pelos técnicos competentes, num processo coordenado pela Fundação do Museu Nacional Ferroviário.

Com o objetivo de preservar este singular exemplar do património ferroviário nacional, a Fundação do  Museu Nacional Ferroviário, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Junta de Freguesia de Nine acordaram uma posição conjunta, que vai permitir a realização de uma intervenção de restauro há muito aguardada e que só agora se vai concretizar.

Antes disso, porém, a “Andorinha” irá integrar a “Automobilia”, um evento nacional que decorre em Aveiro, de 17 a 19 de maio, e que se destaca pela promoção, divulgação e preservação histórica dos meios de transporte, nas suas diferentes vertentes (rodoviários, ferroviários aéreos e marítimos). A presença da locomotiva na exposição surge no âmbito do processo da sua deslocalização até ao Entroncamento.

Entretanto, ficou já acordado entre as partes envolvidas que após o restauro, a “Andorinha” regressará a Vila Nova de Famalicão, ficando guardada e exposta para visita no Museu Ferroviário de Lousado, num novo espaço a ser criado e com temática também alusiva à freguesia de Nine, nomeadamente no contexto da ferrovia.

Recorde-se que a Andorinha foi fabricada, em Inglaterra, no ano de 1856 por William Fairbaim&Sons, e adquirida em 1857 num lote de quatro locomotivas destinadas ao caminho-de-ferro do Leste (Lisboa-Elvas), teve entre outras funções, assegurar os primeiros serviços rápidos de Lisboa – Santa Apolónia a Vila Nova de Gaia e o apoio na construção das linhas do Minho e do Douro, tratando-se assim de um símbolo nacional, regional e local.