Ângela Moreira, Deputada do PCP, Visitou EN 225 e Escola Secundária, em Castro Daire

Ainda não eram 10 horas da manhã do dia 25, quando a deputada do PCP na Assembleia da República, Ângela Moreira, iniciou a visita à Feira de Castro Daire, acompanhada de dirigentes regionais e locais do PCP, entregando a feirantes e compradores o texto da Proposta de Resolução Política sobre EN 225, que vai levar a discussão no Parlamento, com o objectivo de obrigar o Governo a proceder à reabilitação integral desta via indispensável para as populações ribeirinhas e serranas que serve.

Como previsto, pelas 14 horas, a deputada e a delegação do PCP, foram recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, a quem foi entregue o texto da Proposta de Resolução Política para a requalificação da EN225.  Por sua sugestão, foi realizada uma visita a alguns pontos negros da EN225. No local foi possível verificar o acentuado estado de degradação da via e o perigo que constitui para os utentes, a ameaça de derrocada de taludes e do piso, em vários troços do percurso. A queda de chuva mais intensa pode provocar aluimento de terras e o abatimento da estrada, com consequências imprevisíveis. O Município referiu que já informou a Infraestruturas de Portugal da situação e o GP do PCP irá reforçar o alerta.

No final da visita, o Presidente da Câmara, eleito pelo PSD, agradeceu e louvou a iniciativa do PCP.

Na Escola Secundária de Castro Daire, que a deputada visitou de seguida e onde foi recebida pelo Director e outros elementos da direcção, foi possível constatar o estado deplorável do que deveria ser um campo de jogos e as más condições de isolamento térmico de portas e janelas, a falta de salas para apoio ao estudo e trabalho dos professores, a detrioração das canalizações, paredes e coberturas e os atrasos no pagamento dos pedidos de reembolso para os cursos profissionais (cerca de ano e meio), que criam estrangulamentos de tesouraria à escola.

A Deputada do PCP, anotou estas e outras questões colocadas pela direcção da Escola Secundária de Castro Daire, indo agora questionar o  Ministério da Educação sobre a falta de resposta aos problemas detectados.

DORViseu PCP