Apresentação do programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões

1551

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentaram hoje, quinta-feira 24 de março, em Viseu, o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões.
A sessão contou com a presença do Presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, do Vice-Presidente da AHRESP, Jorge Loureiro, do Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques e do Presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, José Morgado; entre outros parceiros.
Após apresentação dos objetivos e enquadramento do programa, foi assinado um protocolo de cooperação entre as entidades envolvidas. Além da AHRESP e da TCP, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a empresa ControlVet, são parceiros ativos na avaliação e monitorização dos diversos indicadores técnicos a implementar pelos estabelecimentos de restauração aderentes ao programa.
O Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões visa assumir-se como um instrumento determinante na orientação e defesa das expetativas dos consumidores, assim como, um meio estratégica para a promoção dos próprios estabelecimentos de Restauração e Bebidas. Deste modo, a TCP assume a responsabilidade de dinamizar e divulgar o programa junto dos estabelecimentos de Restauração, bem como, junto da população local, e de turistas e excursionistas que visitem a região. Por sua vez, entre outras cláusulas, a AHRESP compromete-se a assegurar todo o processo de inscrição e receção de candidaturas; formar os técnicos das entidades que irão executar as auditorias técnicas e as auditorias gastronómicas e de serviço; acompanhar a execução das auditorias técnicas e das auditorias gastronómicas e de serviço; ou comunicar aos estabelecimentos candidatos o resultado das respetivas auditorias, através do envio do relatório de auditoria. A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra irá executar as auditorias gastronómicas e de serviço. Por sua vez a Controlvet é responsável pelas auditorias técnicas aos estabelecimentos de restauração.
O protocolo vigora até dia 31 de dezembro de 2016, prevendo-se que até final do verão, a após o desenvolvimento das diversas ações inscritas no programa, seja possível distribuir os selos “SELEÇÃO GASTRONOMIA E VINHOS” pelos estabelecimentos de restauração cujo serviço e desempenho cumprem os critérios de qualidade verificados pelas equipas auditoras.