Apresentado o 6.º Festival de Jazz de Viseu

Vai decorrer, de 1 a 5 de Agosto, a sexta edição do Festival de Jazz de Viseu, este ano com o mote “Que Jazz É Este?” a ganhar uma dimensão ainda mais relevante. Ana Bento, da organização, explicou algumas das novidades este ano, começando por frisar a importância dada à formação. O 10.º Workshop de Jazz de Viseu, para músicos e estudantes de música, representa uma oferta importante na região e a Viseu Big Band – banda que surge de um estágio promovido pelo próprio festival  – desta vez estagia durante dois meses sob a direção de João Martins, para se apresentar no grande concerto de abertura na companhia do saxofonista galego Xosé Miguelez.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, deu destaque às atividades que se estendem para lá do Parque Aquilino Ribeiro (epicentro do festival), nomeadamente a nova rúbrica Jazz Sobre Rodas que levará o grupo Osso Ruído a tocar em três viagens de autocarro a partir do Rossio até Orgens, Fragosela e Lustosa. Uma parceria com o Conservatório de Música da Jobra irá permitir ouvir jazz noutros locais inusitados da cidade, como a varanda no Largo General Humberto Delgado ou o Mercado Municipal.
No que toca aos grandes palcos, Joaquim Rodrigues, pianista e responsável pela programação, mostrou-se feliz com a presença de Etienne Mbappé, reconhecido baixista camaronês que ao longo de mais de trinta anos de carreira teve oportunidade de dividir o palco com Ray Charles e John McLaughlin; deu também destaque a Soweto Kinch e Richard Spaven, por serem de uma outra geração, mas que reinventam a linguagem do jazz cruzando-a com outros estilos como hip-hop e drum’n’bass. A fechar as presenças no palco principal estão o cantor Omar, outro talento reconhecido internacionalmente que se une ao músicos da cidade para um concerto que promete ser memorável.
No entanto não é só de presenças internacionais que se faz este festival. The Nada, Peixe, Javier Subatin com João Paulo Esteves da Silva, Mano a Mano e Cacique’97 são alguns dos nomes nacionais de valor reconhecido que figuram no cartaz. Uma parceria com o projeto Musiquim irá trazer tons alternativos ao festival com as presenças de S. Pedro, Gonçalo e Francisco Sales. A apresentação terminou com foco na presença de Carlos Bica, contrabaixista conhecido de todos os portugueses e que se irá juntar a uma nova geração de talentosos músicos, Sócrates Bôrras Trio, para um concerto único.
Esta sexta edição do Festival de Jazz de Viseu estende-se ao longo de 5 dias onde se irão comprimir 27 concertos, 28 horas de emissão da Rádio Rossio e cerca de 120 músicos. Toda a programação já pode ser conhecida em www.festivaldejazzdeviseu.pt.
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia