Arte pública no mundo rural é aposta ganha no 3º Festival de Street Art de Viseu

São já 26 as “telas a céu aberto” em Viseu, a que se junta a primeira “instalação” na Quinta de Reis. Rodrigo Leão e Scott Matthew juntaram 4 mil pessoas no adro da Sé

No “Ano Oficial para Visitar Viseu”, o “Tons da Primavera” reforçou o seu potencial na agenda turística da cidade vinhateira. O primeiro evento enoturístico do ano, que harmoniza o street art, os néctares do Dão e um cartaz musical pop e disco, garantiu a presença de milhares de visitantes ao longo dos últimos quatro dias, entre 18 e 21 de maio.

Nesta nova edição, quatro coletivos e seis artistas responderam ao desafio do Município de Viseu e da VISEU MARCA e levaram a arte pública ao espaço rural e escolar, tendo por referências as marcas de Viseu enquanto cidade-jardim e cidade vinhateira.

“Uma aposta ganhadora”, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “Viseu ganha novas 10 paisagens artísticas originais que conferem maior atratividade e identidade aos seus lugares”, sublinha. “É já um roteiro identitário e com expressão”.

Com manifestação que vão do graffiti à pintura clássica, da ilustração à instalação, cinco quintas do Dão (Falorca, Chão de São Francisco, Turquide, Pedra Cancela e Reis), quatro escolas básicas (São João de Lourosa, Loureiro de Silgueiros, Ribeira e Balsa) e a APPACDM de Viseu conquistaram novos tópicos de reconhecimento e visitação.

Foram criadores nomes tão reconhecidos como o Coletivo RUA, Tamara Alves, Pichi & Avo, ADD Fuel, Jorge Abade, Break One e Pedro Podre, a que se juntaram os viseenses Tiago Lopes, Luís Belo e Ana Seia de Matos e o coletivo Ergo Bandits.

Também a arte relacional do Atelier Ser conquistou centenas de crianças das escolas básicas cujas fachadas foram intervencionadas durante o festival, com oficinas de serigrafia, levando à comunidade escolar o respetivo processo criativo.

O roteiro da arte urbana em Viseu conta agora com 26 “telas a céu aberto” e uma instalação artística (na Quinta de Reis, da autoria de Tiago Lopes), que convidam os visitantes a um vaivém de experiências entre a cidade e o campo.

“O street art é já uma marca indissociável de Viseu, com lugar cativo nas opções turísticas de quem nos visita”, destaca o Presidente da Câmara.

Segundo o curador artístico festival, DRAW, “o Tons da Primavera é uma referência no mapa nacional do street art. Este ano soubemos inovar e diferenciar ainda mais o festival.”

A programação do “Tons da Primavera” trouxe ainda ao Centro Histórico da cidade um concerto de Rodrigo Leão e Scott Matthew, na noite de sábado, que viram encher o Adro da Sé com mais de 4000 pessoas. Também a banda Fingertips, a artista Rita Redshoes e o “Embaixador” de Viseu Moullinex atuaram na Fonte das 3 Bicas, com “casa” cheia.

Durante quatro dias, o Mercado 2 de Maio encheu-se de viseenses e visitantes, que desfrutaram de um mix de experiências: provas de vinhos e sabores do Dão, música ao vivo, showcookings, oficinas, street food e visitas guiadas ao roteiro de street art.

A VISEU MARCA, responsável pela produção executiva do evento, destaca “a crescente dinâmica turística que a agenda de eventos vinhateiros garante à cidade-região, bem como a exposição pública de Viseu enquanto destino turístico urbano, trendy e criativo”. “Um evento que impulsiona e destaca os talentos, embaixadores e empreendedores da cidade e da região”, conclui a associação de city marketing.

J. Sobrado

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia