Associação procura 30 Famílias de Acolhimento

Associação Intercultura-AFS procura 30 famílias para acolher um dos 92 estudantes estrangeiros do Ensino Secundário que chegam a Portugal em Setembro para participar num intercâmbio intercultural.

As famílias podem residir em qualquer localidade de norte a sul do país, incluindo nas ilhas, uma vez que a associação conta com núcleos de voluntariado local que apoiam a experiência de acolhimento.

Em Leiria, Carla e Miguel Gaspar, com dois filhos de 19 e 16 anos, já receberam em sua casa dois estudantes, um da Tailândia em 2015/2016 e outro da Argentina, em 2016/17. Sobre a última experiência contam que o estudante lhes deu “a conhecer a sua cultura (…) como nós lhe demos a conhecer o nosso Portugal”. Afirmam ainda que o jovem se integrou “muito bem na escola, gosta imenso dos professores e tem o seu grupo de amigos”. Rematam concluindo que a experiência foi tão forte, que o jovem “vai ter sempre um lugar em nossa casa, na verdade é um membro da nossa família!”

Para o próximo ano lectivo são esperados 92 estudantes de 30 países diferentes que vão viver em Portugal durante 3, 6 ou 9 meses. Os estudantes chegam de países como a Alemanha, Costa Rica, Estados Unidos, Hungria, Itália, Japão, República Dominicana, Sérvia, Tailândia, Turquia ou Venezuela, entre outros.

As famílias de acolhimento podem candidatar-se através do site da associação Intercultura, onde indica que as famílias “podem ser famílias com filhos, sem filhos, adultos independentes ou famílias monoparentais, de diferentes idades, géneros e composições. São famílias com disponibilidade para acolher um novo membro na família e com vontade para vivenciar uma experiência de aprendizagem intercultural!”

Sobre Famílias de Acolhimento AFS
O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe voluntariamente em sua casa um/a jovem estrangeiro/a que vem estudar durante um trimestre, semestre ou ano lectivo numa Escola Secundária em Portugal. Uma família de acolhimento AFS pode ser constituída por apenas um membro (mãe ou pai), com ou sem filhos, não sendo necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento). O Programa visa proporcionar aos diferentes participantes – família e estudante acolhido – uma experiência de aprendizagem intercultural, em que ambas as partes entram em contacto com novas referências culturais.

Sobre a Intercultura-AFS Portugal
A Intercultura-AFS Portugal é uma Associação Juvenil de Voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Trabalha na área da educação não-formal para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global, desde 1956, promovendo intercâmbios nacionais e internacionais envolvendo jovens, famílias e professores, instituições e a comunidade em geral. A Intercultura–AFS faz parte de uma rede internacional representada em 59 países e com sede em Nova Iorque – EUA. A nível internacional, a rede AFS é membro oficial da UNESCO e, em Portugal, representa ainda a European Federation for Intercultural Learning (EFIL) e é membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ).

Para mais informações contactar:
sofia.dias@afs.org
Tel: + 351 21 324 7070