Atrelados, semirreboques e engates para motocicletas

2740

Um acessório mais que necessário hoje em dia e que se valoriza diariamente

Se você precisa transportar a sua moto fora da estrada ou rua por qualquer motivo, ou mesmo simplesmente porque não a quer dirigir naquele momento, o dia está chuvoso, essa é uma das primeiras vantagens de se ter um semirreboque ou carreta para moto. O reboque de motocicleta está sa ser  cada dia mais procurado  em comparação com o transporte feito em camionetes porque com o aumento da violência nas grandes cidades, por exemplo, os furtos, e os acidentes de trânsito, muitos motociclistas optam por a utilizar só fora da cidade, nos fins de semana, como um hobby e não como veículo de trabalho diário.

Por conta desse novo perfil de motociclista surge a necessidade de transportar o brinquedo, que não é pequeno nem leve. E aí o Atrelado para moto ganha terreno sobre a camionete. Os atrelados têm suas vantagens, já que são fáceis de transportar, leves, versáteis e quanto à capacidade, podem levar mais de uma moto ao mesmo tempo.

 

Em termos de liquidez, um semirreboque é muito bom. Quando quiser vendê-lo certamente terá a certeza de que não será difícil pois é algo que sempre está bem procurado no mercado e, além disso, se você o alugar 15 vezes em média,  poderá recuperar o dinheiro investido nele e comprar um novo.

Os atrelados para motos são uma necessidade de transporte, já sabemos. Existem porém, tipos diferentes de atrelados para suprir a necessidade dos motociclistas. Cada um possui suas próprias características e vantagens, adaptando-se a uma determinada situação.  Vejamos alguns:

Em geral, o material utilizado é eficiente contra variações climáticas – especialmente chuva. Nos atrelados abertos para motos nesta versão são simples e convenientes. São para aqueles que procuram por praticabilidade total. Sua função é simples: transportar uma (ou mais) moto de um local para o outro, sem um grande investimento ou complicação. Para isso, estes transportes resolvem o problema.

Há diferentes versões de reboque de motocicletas capazes de transportar de uma  a duas motos na plataforma aberta. Basta posicionar, prender o equipamento, e pronto!

Atrelados para motos de garagem

Há, ainda, uma terceira opção, que são os semirreboques para motos em todos os sentidos. Trata-se de um equipamento que pode ser puxado por uma moto. É, na verdade, uma espécie de reboque para duas rodas. Embora não seja a melhor opção para carregar uma motocicleta inteira, é uma ótima ideia para garantir o espaço para equipamentos que uma moto não oferece. Estes equipamentos são ligados à moto como um reboque, e geralmente são bastante acessíveis.

Adquirir um semirreboque é um investimento infalível, que nele você conta com versatilidade, investimento com liquidez, um veículo fácil de transportar, leve e que pode ser estacionado em muitos lugares.

Outra das vantagens de se ter um semirreboque para motocicletas é que para prendê-lo ao carro não é nada complicado .  Existem vários passos que devemos mas nada muito complicado. Uma das coisas mais importantes na hora de transportar a moto com segurança  é ter certeza de que os ganchos estão bem conectados. Simplesmente deve-se pressionar o gatilho de segurança para que a bola entre completamente. A corrente de segurança e sua correta colocação é mais importante do que parece porque se o reboque se solta o carro teremos um acidente grave. Assim como o cabo que conecta as luzes do carro ao reboque, dando os mesmos sinais de giro e freio que o veículo. Por lei, é obrigatório. Por último, depois de ter conectado tudo, devemos ter certeza de que tudo ficou bem preso, levantando a lança do carro e ver se o atrelado se levanta junto com ele, dessa maneira sabemos que estão firmes.

 

Encontramos no mercado alguns semirreboques dobráveis, telescópicos e basculantes. Poupam espaço na hora de guardar, dando assim estabilidade e autonomia para a carga e descarga.  Outros detalhes como estabilizador hidráulico também são encontrados neste tipo de atrelado. Existem outros para motos pequenas de até 350 quilos, também basculantes e homologados e patenteados para a União Europeia. Quando você compra um reboque ele vem pronto para ser usado.

Para quem gosta de conforto, um reboque telescópico e basculante para guardar na vertical com uma dobra na lança. O carro abaixa até ao chão na hora de subir a moto. Entre esta e outras características que é conveniente ter um atrelado assim para sair por aí e não pensar em nada, só na paisagem.