Câmara de Lamego investe mais 400 mil euros nas freguesias

1621
A Câmara Municipal de Lamego vai transferir, este ano, 402.003,67 € para as juntas de freguesia do concelho, ao abrigo da celebração de acordos de delegação de competências que vão garantir a manutenção de espaços verdes, a limpeza e manutenção de vias e espaços públicos e a reparação e substituição de mobiliário urbano, para além de comparticipar os custos de funcionamento e realização de pequenas reparações nos equipamentos de educação. A assinatura destes acordos decorreu no Salão Nobre do Concelho, com a presença do Presidente Ângelo Moura e dos presidentes de junta de freguesia. “Vamos continuar a reforçar o investimento nas 18 freguesias, com o objetivo de assegurar a coesão territorial do concelho de Lamego e beneficiarmos a qualidade de vida de todos os munícipes”, explica o autarca.
Os valores a transferir no âmbito dos  acordos de delegação de competências agora firmados, vão respeitar critérios de gestão financeira adequada, tendo em conta os pressupostos de operacionalidade das matérias delegadas. Para uma melhor articulação entre as partes, as juntas disponibilizam, sempre que solicitado, relatórios de avaliação de execução.
As reparações a efetuar nos equipamentos de educação vão compreender pequenas obras de reparação e conservação, com prioridade para pinturas, limpeza de telhados e substituição de telhas partidas e danificadas, bem como a reparação de equipamentos e manutenção dos aparelhos de aquecimento e sistemas AVAC. Estão ainda abrangidos os custos, quando aplicável, dos consumos de água, eletricidade, combustível de aquecimento, telecomunicações e consumíveis de informática.