Câmara de Tondela aprova protocolos de apoio que ultrapassam os 1,2 ME

1865

A Câmara Municipal de Tondela aprovou  protocolos de apoio ao movimento associativo e a juntas e uniões de freguesia do concelho, num montante que ultrapassa os 1,2 milhões de euros.

Estes protocolos foram aprovados na reunião do executivo que decorreu , no salão nobre da Câmara Municipal de Tondela.

Às associações humanitárias dos bombeiros do concelho foram atribuídos mais de 220 mil euros, cabendo cerca de 150 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Tondela.

Este montante servirá para apoiar a requalificação e beneficiação do edifício onde se localiza a Secção da Lajeosa do Dão, mas também para apoiar a realização de atividades e contribuir nos custos com um funcionário.

No que toca a Corporação do Vale de Besteiros, serão entregues mais de 70 mil euros, para apoiar a realização de atividades e contribuir nos custos com um funcionário.

Ao movimento associativo no âmbito desportivo e federado foram atribuídos mais de 320 mil euros, a cerca de quatro dezenas de associações e instituições. Em breve também será celebrado o contrato de apoio à formação do Clube Desportivo de Tondela que rondará os 150 mil euros.

Já ao movimento associativo no âmbito cultural foram alocados cerca de 130 mil euros, para perto de nove dezenas de associações, isto depois dos apoios já atribuídos para o corrente ano à ACERT (152 mil euros) e a Associação de Eventos do Caramulo (50 mil euros).

Os protocolos com algumas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho aprovados na reunião de hoje ascendem aos 370 mil euros.

Destaque para o protocolo com a União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, no valor de 180 mil euros, que servirá para cofinanciar a reabilitação da piscina para Tourigo; e ainda para o protocolo com a Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, no valor de 57.200 euros, com o intuito de cofinanciar a requalificação da antiga escola primária de Santiago de Besteiros, de forma a que venha a ser utilizada como albergue para os Caminhos de Santiago.

Foram ainda aprovados mais de 126 mil euros em apoios a sete associações do concelho, que servem maioritariamente para apoiar obras de requalificação de algumas das suas sedes.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, o movimento associativo concelho é “um pilar indispensável e fundamental para a coesão territorial”.

“Sabemos da nossa responsabilidade no apoio às suas atividades, seja nos domínios desportivo, cultural, humanitário, recreativo e social”, concluiu.

Na próxima quinta feira, dia 30 de maio, terá lugar uma reunião extraordinária do executivo da Câmara Municipal de Tondela, onde serão apreciados novos protocolos com juntas de freguesia, num valor que ultrapassa os 132 mil euros.