Campanha contra os maus tratos infantis

Abril é mês de prevenção dos maus tratos infantis

 “Pluralidade, diversidade cultural e colaboração é o tema subjacente à campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, à qual Seia se associa pelo sexto ano consecutivo.

Lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, a organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e conta com a realização de iniciativas diferenciadas, dirigidas à comunidade, aos pais, aos alunos, mas também destinadas a profissionais. As ações são desenvolvidas por entidades com competências em matéria de infância e juventude e têm como principais objetivos sensibilizar, formar e informar, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

Para assinalar a causa, à semelhança das edições anteriores, os edifícios senenses ostentarão um Laço Azul, uma ação simbólica a que se associaram todas as escolas do concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas e Uniões de Freguesia e os restantes serviços públicos da autarquia e demais entidades públicas.

O amplo programa contra os maus tratos infantis inicia com uma caminhada pelo Dia da consciencialização do autismo, na manhã do dia 2, dinamizada pelos agrupamentos de escoas do concelho. Durante a tarde, na Casa Municipal da Cultura, acontece a primeira oficina para profissionais, sob o tema “Somos uma família – intervenção no divórcio”, promovida por Rute Agulhas (psicóloga clínica).

O dia 4 de abril é dedicado ao cinema, proporcionado pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia. Durante o dia serão exibidas duas sessões cinematográfica com “Billy Elliot”, para alunos do ensino secundário, e à noite (às 21h30) o Cineteatro recebe o filme “Cafarnaum”. O cinema regressa no dia 25 de abril, com a exibição do filme “Inimigo da turma”.

Para a segunda semana de abril estão agendadas quatro oficinas. No dia 9, o Grupo de teatro universitário de intervenção do CAOJ da Beira Alta será responsável pela dinamização da oficina “questões de género, maternidade/paternidade responsável”, tendo como público os jovens participantes no FootPáscoa. Neste dia, durante a tarde, Ana Lourenço e Anabela Fonseca, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), promovem uma sessão para profissionais sobre “os recreios e sua dinamização como forma de reduzir situações de violência”. No dia seguinte, João Caseiro (pedopsiquiatra no CHUC) abordará a temática da hiperatividade e défice de atenção, na oficina com e para pais.

Durante os dias 9 e 10 de abril e 2 de maio, os alunos do pré-escolar recebem a contadora de histórias da Biblioteca Municipal, Mariana Aires, nos Contos de todo o mundo.

A programação continua no dia 23 de abril com várias oficinas sobre sexualidade. Durante a manhã, Vânia Beliz (psicóloga clínica) promove a oficina “Sexualidade nos jovens: o que querem e o que precisam de saber” para alunos do ensino secundário. A sexualidade na deficiência é abordada mais tarde numa outra ação para profissionais, a cargo de Goretty Ribeiro (psicóloga clínica). A finalizar o dia, às 21h30, Vânia Beliz volta para mais uma palestra, esta com e para pais, sobre a temática da sexualidade – “Envelhecimento, amor e intimidade na idade madura”.

Na reta final do programa do mês da prevenção dos maus tratos infantis constam mais duas oficinas para alunos do ensino pré-escolar, sob o tema “Esqueci-me como se chama e outras histórias que me lembro”, dinamizada por Miguel Gouveia (Bruaá Editora).

A campanha termina a 30 de abril, com a formação de um laço humano no largo do município.

A participação nas ações pressupõe a prévia inscrição, no Gabinete de Apoio à Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Seia (238 310 237), na CPCJ de Seia, ou através do correio eletrónico cpcj@cm-seia.pt.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia