"Cancioneiro de Lamego" apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras de autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco escolhido para a apresentação pública do livro manuscrito (dos séculos XVII e XVIII) recentemente identificado “Cancioneiro de Lamego”, com cerca de 800 páginas, organizado por Luís Rebello de Carvalho Albergaria. Após esta apresentação, foi aberto um debate, bastante enriquecedor e animado, sobre este tema, moderado por Aurora Simões de Matos, fundadora da Tertúlia Artes e Letras de Lamego.
Adquirido recentemente por José Pessoa, historiador e técnico de fotografia e radiografia para a conservação de obras de arte, o livro “Cancioneiro de Lamego” vai agora ser objeto de uma “análise profunda” a cargo de Isabel Almeida, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. “Nunca venderei, nem terei quaisquer proveitos monetários, nem para já doarei ou depositarei a obra em questão, sendo o seu futuro provavelmente decidido por testamento. Considero meu dever proporcionar o imediato estudo e logo que possível, assegurar a sua publicação, para usufruto de investigadores e leitores”, afirmou José Pessoa. Em concreto, sabe-se que esta obra “nasceu aqui e é memória de Lamego, que é muito importante uma leitura comparativa com algumas obras similares, que a sua dimensão é invulgar e que abraça um conteúdo patriótico nas referências elogiosas à nova Monarquia Lusitana e a D. João IV, talvez ainda durante a guerra com Espanha, na defesa da nossa independência”, explica.
“O assunto que aqui nos traz é um daqueles que pode acrescentar de forma indelével mais uma joia, uma pérola à cultura de Lamego, enquanto comunidade, mas, posso perceber, também à própria Literatura Portuguesa. Ora, isso transforma este encontro de amigos que gostam de literatura num momento de excecionalidade”, sublinhou a vereadora Ana Catarina Rocha, na intervenção de abertura desta sessão.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia