CASA DE DAREI EM DESTAQUE NO MÊS DE MARÇO

A campanha «Mangualde, o nosso património!» destaca, no mês de março, a Casa de Darei, na aldeia de Darei, freguesia de Mangualde. Promovida mensalmente pela autarquia, esta campanha tem como objetivo aproximar a população do património mangualdense do mais belo que existe no concelho.

CASA DE DAREI, EM MANGUALDE

O Solar de Darei, datado do século XVIII, situa-se na várzea fértil junto ao Rio Dão, na aldeia de Darei, na freguesia de Mangualde. Estamos perante um exemplar típico da arquitetura civil de estilo barroco. A sua planta é retangular e a sua fachada estende-se em comprimento, distribuída por três partes separadas por pilastras.

A porta de entrada, aberta na parte central do edifício, circunscrita por duas pilastras com decoração junto à cornija, é rematada por um frontão que ostenta a pedra de armas, em escudo esquartelado, das famílias Albuquerque, Sampaio, Botelho e Almeida. O friso de janelas, ricamente decoradas, alonga-se na parte superior da casa, pelo lado direito, ficando o lado esquerdo guardado para uma varanda de duas janelas arqueadas.

No pátio, fronteiro ao solar, ergue-se uma pequena capela, também setecentista, com portal em arco de volta perfeita, com pequeno janelo no lado direito da fachada. Encima a cornija central uma ventana sineira, onde se acha o sino, coroada por dois coruchéus piramidais de remate em esfera e que ladeiam a cruz granítica.

Vale a pena visitar este solar da pequena aldeia que no tempo de D. Afonso III se chamava Vila da Rey [Vila do Rei].

Coordenadas geográficas: 40°38’39.73″N| 7°45’13.99″W

António Tavares

Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural

Com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado.

Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos anos. A título de exemplo, em 2017, destacamos os Refrigerantes Condestável de Abrunhosa do Mato, os Bordados de Tibaldinho, a Casa dos Condes de Mangualde, a Fonte de Ricardina, vestígios arqueológicos ao tempo do Império Romano em Pinheiro de Tavares, a Capela de São Domingos de Ançada, a Carvalha, a Capela de Santo António em Mesquitela, a Fundação de Nossa Senhora da Saúde de Cunha Alta, os símbolos maçónicos e o Solar de Santa Eufémia. Em 2018, esteve já em destaque o Santuário de Santa Luzia, em Freixiosa.
Sofia Monteiro

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia