Cerimónia de entrega de 20 novos cães e 20 novas viaturas à GNR

1695

Amanhã, dia 27 de fevereiro, pelas 15:00 horas, através de uma cerimónia que terá lugar na Escola da Guarda, em Queluz, vão ser entregues à Guarda Nacional Republicana (GNR) 20 novos cães e 20 novas viaturas.

A cerimónia será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, entre outras entidades.

Durante a cerimónia, haverá uma demonstração do processo de treino cinotécnico e uma apresentação de capacidades do Grupo de Intervenção Cinotécnico, através de exercícios práticos, nomeadamente: intervenção tática; abordagem a suspeito, em cenário de vigilância de fronteira; deteção de drogas, armas e papel-moeda; deteção de explosivos e, por último, uma apresentação de uma sessão de terapia assistida por animais.

Os novos cães vão permitir reforçar diferentes vertentes operacionais da GNR, designadamente:

·         Busca e Socorro;

·         Deteção de produtos;

·         Intervenção Tática;

·         Segurança e Intervenção (patrulhamento preventivo).

Nesta cerimónia serão ainda entregues 20 novas viaturas que se destinam às componentes Territorial, Investigação Criminal, Intervenção (transporte de canídeos), Controlo Costeiro e Apoio Logístico, designadamente, 11 viaturas ligeiras, oito quadriciclos e um Posto Móvel.