CIM Viseu Dão Lafões ensaia com sucesso Plataforma de Emergência e Proteção Civil Intermunicipal no Exercício PROCIV AZURARA 2019

A Plataforma de Emergência e Proteção Civil Intermunicipal (VIGIA) da CIM Viseu Dão Lafões apoiou a atuação da célula de Planeamento do Exercício PROCIV AZURARA 2019, que decorreu nos dias 8 e 9 de março, em Mangualde.

Promovido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu (CDOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o exercício teve como objetivo treinar e testar a capacidade de resposta operacional perante o cenário resultante de um acidente ferroviário de grandes dimensões.

O simulacro decorreu na Estação de Caminhos de Ferro de Mangualde, envolvendo a movimentação de diversos meios de socorro, e o teste da resposta operacional a uma diversidade de cenários, incluindo um acidente ferroviário, o desencarceramento de vítimas, derrame de matérias perigosas, e um incêndio industrial.

Desenvolvida pela CIM Viseu Dão Lafões, a plataforma VIGIA está direcionada para apoiar, em tempo real, as operações e a tomada de decisão das equipas de proteção civil e das forças de segurança, em momentos de resposta a fenómenos de emergência.

O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explicou que “para além de permitir monitorizar as operações, a plataforma VIGIA inclui ferramentas que permitem prever e analisar o impacto dos acidentes, e simular os diversos cenários de risco, como aqueles a que assistimos no AZURARA 2019.”

Referiu, ainda, que “a plataforma de Emergência e Proteção Civil Intermunicipal – VIGIA é um dos resultados do projeto de construção de um Sistema de Informação Geográfica Intermunicipal, que vem dotando os municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões com soluções de gestão da informação espacial, essenciais para o governo do território”.

Nuno Martinho acrescentou que a plataforma VIGIA se encontra “em fase de consolidação, prevendo-se a sua disponibilização, aos diversos agentes de proteção civil a operarem no território, ainda, no decorrer do próximo mês de abril”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal