CIMI promove primeiras jornadas ligadas ao ritual da máscara

1483

A Câmara Municipal de Lamego vai organizar as I Jornadas do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) dedicadas à temática “Norma e Inversão nas festas e Rituais com Máscara…”. A realizar no dia 1 de junho, as atividades integradas no programa do evento vão decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho e no auditório do CIMI.
Ao longo do dia, está prevista a partilha de conhecimento e saber em diversas áreas ligadas à temática da máscara, com a participação de investigadores, etnólogos, académicos ligados a instituições de ensino superior e eruditos de festividades de Portugal e Espanha. Além disso, será recordada a “Resistência dos caretos de Lazarim no tempo da Ditadura”, numa conversa com a comunidade desta típica freguesia do concelho de Lamego.
A encerrar, será oferecida uma componente de animação e convívio onde é possível admirar os artesãos a trabalhar ao vivo e encenações dos caretos e do grupo “Teatro Aldeia Verde”, bem como saborear o tradicional caldo de farinha.
Inaugurado em janeiro de 2016, o CIMI foi o primeiro espaço ligado ao ritual da máscara a surgir na Península Ibérica e por isso tem a responsabilidade de gerar novas dinâmicas culturais e educativas.