Cine Concertos 🎯 Mangualde e V. N. Paiva

1718
Este fim-de-semana há dupla sessão de CINE-CONCERTOS – Fora de Portas!
O programa iniciado em Abril continua já esta sexta e sábado, com Mangualde Vila Nova de Paiva a receberem grandes clássicos do cinema mudo, acompanhados por música ao vivo, em sessões de entrada livre.
12 Jul.  Curtas de Charlie Chaplin, Ivens e Ruttmann
→ Biblioteca Municipal de Mangualde

Sessão de encontros cinematográficos / musicais improváveis: o belíssimo ensaio visual de Joris Ivens sobre os efeitos da Chuva numa cidade holandesa, todo o virtuosismo plástico do grande pintor e realizador alemão Walter Ruttmann na sua animação Lichtspiel Opus 1., e o célebre filme de Charlie Chaplin sobre O Emigrante que faz uma viagem atribulada de barco em busca de uma vida melhor na América.

🥁 Musicados ao vivo por Gonçalo Alegre e José Pedro Pinto, com composições originais e em estreia.

13 Jul.  Os Lobos (Rino Lupo, 1923) 
→ Auditório Municipal Carlos Paredes, Vila Nova de Paiva

Um dos mais empolgantes filmes mudos rodados em Portugal. A história de um marinheiro desterrado para a Serra por um crime passional, cuja chegada vem perturbar a pacata vida da aldeia e prenunciar a tragédia. Com a participação de actores e figurantes não-profissionais e a direcção de fotografia de Artur Costa de Macedo, o filme é também um retrato das paisagens naturais e rurais da Serra da Estrela e das suas tradições, há quase um século.

🥁 Musicado ao vivo por Nicholas McNair, que interpretará a partitura original, recuperada, de António Tomás de Lima, composta para o filme em 1925. Pianista e professor inglês, McNair é há muitos anos colaborador da Cinemateca Portuguesa no acompanhamento ao piano de cinema mudo, e compôs música ao vivo para mais de 150 filmes.

CINE CONCERTOS – Fora de Portas 

O programa de Cine Concertos pela região arrancou em Abril, em São Pedro do Sul, com o pianista Filipe Raposo a acompanhar O Vento (1928) de Victor Sjöström no Convento de São José. Em Maio, contou com Mulheres da Beira (1923) de Rino Lupo, uma das grandes obras do cinema mudo português, acompanhado ao vivo por Nicholas McNair, na Igreja de Pinheiro de Lafões, Oliveira de Frades.

Até Outubro, haverá ainda cinco sessões de clássicos à espera da música que fará as delícias de miúdos e graúdos: Ask Father de Hal Roach, The Navigator Sherlock Jr. de Buster Keaton estão entre os filmes a projectar, sempre com acompanhamento musical ao vivo. As sessões são às 21h30, e com entrada livre.