Comemorações da Batalha La Lys

2039

O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, sedeado nesta Cidade desde 1923, vai comemorar no dia     04 de Abril,  o 101º Aniversário da Batalha de La Lys.

Nesta Batalha, travada em 9 de abril de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, entre as forças da Alemanha e do Império Austro-Húngaro, por um lado, e a coligação de países em que se destacavam a Inglaterra, a França e Portugal, por outro. Este foi um dos mais sangrentos confrontos em que esteve envolvido o Corpo Expedicionário Português, que aqui teve as seguintes baixas: 1341 mortos, 4626 feridos, 1932 desaparecidos e 7440 prisioneiros, constituindo a maior catástrofe Militar Portuguesa depois da Batalha de Alcacér-Quibir em 1578.

A cerimónia decorrerá no local habitual, com a presença de Entidades Militares, Civis e Religiosas, de acordo com o seguinte horário:

  • 11h00 – Missa de sufrágio pelos Mortos em Combate, na Igreja de Stº António, em Viseu;
  • 11h45 – Cerimónia de Homenagem aos Mortos em defesa da Pátria, com deposição de coroa de flores, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, no Largo Mouzinho de Albuquerque, em Viseu;

A Direção do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, convida a população a participar nesta Cerimónia que, embora simples, se reveste de um elevado significado patriótico e de reconhecimento pelos serviços prestados à Nação por todos quantos por Ela tombaram e por Ela continuam a sacrificar-se.

A todos os sócios da Liga dos Combatentes, em especial aos residentes em Viseu e arredores, se solicita a sua presença e participação ativa na referida cerimónia.

No âmbito deste programa de atividade comemorativa, convida-se também esse Órgão de Comunicação Social a estar presente nesta iniciativa, bem como a difundi-la perante a população em geral.