CUF Viseu organiza formações para preparar peregrinos

13 de abril, das 9h30 às 12h30

 

Pelo segundo ano, o Hospital CUF Viseu organiza uma sessão de esclarecimento livre que pretende ajudar os peregrinos que se deslocam a pé, a Fátima, todos os anos, pela altura do 13 de maio. O objetivo é ajudar na manutenção da saúde durante toda a peregrinação e evitar consequências físicas e psicológicas posteriores.

 

A ação “Apoio ao peregrino” terá lugar no dia 13 de abril, das 9h30 às 12h30, no Auditório do Hospital CUF Viseu, e será conduzida por uma equipa multidisciplinar de médicos, enfermeiros, podologistas e fisioterapeutas. As formações são gratuitas mas de inscrição obrigatória, limitadas à capacidade do auditório.

 

Estas sessões irão abordar cinco temas fulcrais. Cuidados a ter com os pés – prevenção e tratamento de bolhas e lesões, escolha de calçado e meias apropriados; prevenção de lesões musculares, com demonstração prática de exercícios antes, durante e após a caminhada; cuidados de alimentação e hidratação e estratégias para caminhar em condições atmosféricas adversas (calor, chuva); cuidados ao “peregrino doente” com determinadas patologias, quando pedir ajuda e quando parar; conselhos sobre o que cada peregrino deve levar consigo e o que deve conter a mala de primeiros socorros de uma peregrinação.

 

A inscrição é feita através do mail: secretariado.academiacuf@jmellosaude.pt.