CUF Viseu sensibiliza para o diagnóstico precoce do cancro da mama nos dias 26 e 31 de outubro

2007

Um pouco por todo o mundo, o mês de outubro é assinalado com iniciativas promotoras de consciencialização sobre o cancro da mama e partilha de informações sobre a doença.
O Hospital CUF Viseu vai realizar uma ação gratuita de diagnóstico precoce de cancro de mama nos dias 26 e 31 de outubro. A avaliação de risco consiste numa consulta inicial com um especialista e, se necessário, a realização de mamografia e ecografia mamária, sem qualquer custo para a paciente.
Esta ação de rastreio é destinada a mulheres com mais de 45 anos e requer marcação prévia através do número 800 100 077 – Linha Instituto CUF Oncologia (chamada gratuita).
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum na mulher, sendo a segunda causa de morte por cancro. São detetados, anualmente, em Portugal, cerca de 6 mil novos casos de cancro da mama.
Com esta iniciativa, o Hospital CUF Viseu pretende sensibilizar a população local para a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Esta medida é fundamental, uma vez que aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz e, em consequência, possibilitar um melhor prognóstico da doença.