Cultura e língua russa no Instituto Piaget

O Instituto Piaget de Viseu abre hoje as portas ao Instituto Pushkin — Centro de Língua Russa e Cultura, em Portugal. A cerimónia solene irá decorrer, a partir das 14h30, com o cortar da fita e apresentação do Centro, no campus do Instituto Piaget.
Trata-se de um projeto internacional que tem como objetivo a divulgação da língua e cultura russas, com presença em vários países e que chega agora a Portugal ao abrigo do Protocolo de Parceria existente entre o Instituto Piaget e a Universidade Estatal de Pyatigorsk, financiado pelo Ministério da Educação e Ciência da Federação da Russa. Os campi do Instituto Piaget em Almada e Viseu foram os locais eleitos para a implementação deste projeto.
A cerimónia de hoje conta, como convidados especiais, com o reitor da Universidade Estatal de Pyatigorsk, Alexander Gorbunov, a diretora do Centro de Língua Russa “Instituto Pushkin” da Universidade de Pyatigorsk, Irina Fedotova, e o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Programas Educacionais da Universidade Estatal de Pyatigorsk, Victor E. Mishin. Terá também a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, do conselheiro da Embaixada da Federação da Rússia, Oleg Senchenko e do representante da Agência Federal da Rússia para a Cooperação Internacional, Vladimir Luzgin. Após as intervenções serão apresentados pequenos filmes sobre a Rede de Centros de Língua Russa e Cultura “Instituto Pushkin”, a cidade de Pyatigorsk e a Região do Cáucaso. A parceria com a Universidade Estatal de Pyatigorsk vem reforçar a aposta do Instituto Piaget no ensino, investigação, cultura e dinamização da região de Viseu.