DESPEDIMENTOS NA PT/MEO/ALTICE CHEGAM A VISEU

A Comissão Concelhia de Viseu do PCP refere em comunicado que cerca de 120 trabalhadores da PT/MEO/Altice Viseu, estão em choque depois de saberem da notificação feita a 6 colegas da área de actividade de projectos e implementação da rede de acesso, que a pretexto do argumento de “maior eficácia na gestão”, invocado pela PT/MEO/Altice, vão ser incorporados na “ATLÂNTICO”, uma sub-holding da VISABEIRA.

Os visados foram informados que “…a partir da primeira hora do dia 22 de julho de 2017, … serão incorporados e integrados nos quadros e departamentos da ATLÂNTICO…”, cujo contrato de compra e venda com a PT/MEO/Altice, é fundamentado “na necessidade de reorganizar o “Departamento de EIF – Engenharia e Implementação da Rede de acesso Fixa”.

Este fraudulento expediente foi já utilizado pela PT/MEO/Altice, para enviar para outra “empresa externa”, no caso a WinProvit, 37 trabalhadores da Direcção de Tecnologias de Informação (DIT), que englobou 1 técnico da PT/MEO/Altice Viseu.

Diz a multinacional francesa que o “Acordo Coletivo de Trabalho atualmente vigente na MEO… será transmitido da Entidade Empregadora para o Transmissário”. O que não diz é que a empresa que recebe os trabalhadores apenas tem de respeitar “todos os direitos e garantias” durante 12 de meses. E depois dessa data…?

Lembrar que em dois anos a Altice já se “libertou” de mais de 1000 trabalhadores, através de vários processos, nomeadamente o da chantagem e intimidação.

Os trabalhadores da PT/MEO/Altice Viseu temem, por isso, fundamentadamente, que a não ser travado este processo com a luta dos trabalhadores e a intervenção do Governo, a breve prazo a unidade local da cidade possa vir a encerrar.

O que não deixa de ser absurdo é que todo este processo ocorra num contexto em que a Câmara de Viseu se ufana de ter estabelecido um acordo com a Altice para a “criação de 250 postos de trabalho”, no qual se comprometeu a “arranjar instalações e a fazer as obras necessárias” para o funcionamento do “contact center” da multinacional.

Pagamos para que a PT/MEO/Altice destrua postos de trabalho altamente qualificados, estáveis, remunerados de acordo com os contratos de trabalho da empresa, para o Presidente da Câmara se sentir reconfortado com a criação de trabalho precário, mal remunerado e pouco qualificado e cujo número está muito longe de corresponder ao anúncio feito. É preciso que a Câmara de Viseu clarifique de que lado está e se está disposta a empenhar-se na defesa dos postos de trabalho actualmente existentes na Unidade de Viseu da PT/MEO/Altice.

Esta é uma situação inaceitável, que sem prejuízo da denúncia que o PCP tem desenvolvido, requer a unidade e luta dos trabalhadores da PT/MEO/Altice em defesa dos postos de trabalho, dos direitos e do futuro da empresa.
É preciso dizer basta!

A defesa dos postos de trabalho, o fim das ameaças e chantagens, a valorização dos direitos dos trabalhadores, requerem uma atitude firme e determinada da parte do Governo e não a sua submissão aos interesses da multinacional Altice.

Para o PCP, defender os direitos dos trabalhadores, é defender ao mesmo tempo o futuro da empresa e o seu papel no desenvolvimento do sector das telecomunicações no nosso país, seja no plano do investimento e da investigação, seja no plano do serviço prestado às populações e à economia portuguesa. E como o PCP defende, só o controlo público do sector das telecomunicações, incluindo da PT, dará essas garantias.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia