Dez anos de trilhos e sabores beirões

O Clube Escape Livre volta a juntar o todo terreno e os sabores raianos e organiza o 10º Raid do Bucho e Outros Sabores, de 22 a 24 de Março, um passeio que privilegia sempre o distrito da Guarda, culminando na aldeia de Freineda, onde o bucho é o protagonista da festa tradicional. Na décima edição, o passeio que conta com o Dacia Duster 4×4 como viatura oficial, é aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e desenrola-se entre a Guarda e a aldeia fronteiriça, com novos trilhos e novas visitas. As inscrições prometem esgotar.

A partir do Hotel Vanguarda, na cidade mais alta, os participantes vão ter oportunidade de, ainda no final de tarde de sexta-feira, rumar à aldeia de Ramela, concelho da Guarda, para provar o Azeite do Vale da Teixeira, de grande qualidade e sabor, e visitar o lagar local.

No sábado, 23 de março, os trilhos fora de estrada conduzem à Aldeia Histórica de Castelo Mendo e aldeia de Castelo Bom, a primeira delas com direito a visita pelas antigas e estreitas ruelas. Nos quilómetros finais da manhã ruma-se até S. Pedro do Rio Seco, terra do ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço. Ali, decorre o almoço e concurso do Bucho Raiano. A caravana segue depois, por estradões mais rápidos, até Almeida, para uma tarde lúdica, histórica e com animação a cargo do GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, e prossegue por fora de estrada até à Guarda, onde decorre o jantar com entrega de troféus SPAL.

O domingo é preenchido com novas emoções todo terreno e novas paisagens, percorrendo os antigos trilhos do contrabando, até à aldeia de Freineda, onde se realiza a já tradicional cerimónia evocativa das guerras peninsulares, homenagem ao Duque de Wellington e ordem unida, com os habituais disparos de pólvora e trajes a rigor, novamente pelo GRHMA. A Festa do Bucho acontece no Largo de Santa Eufêmia, acolhendo diversas tasquinhas de produtos típicos e artesanato, música e animação a antecipar o grande momento gastronómico. Uma vez mais, a Junta de Freguesia espera cerca de 500 pessoas no almoço do bucho, acompanhado de outros sabores e sobremesas típicas.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia