Dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Quercus apela à adesão dos municípios, freguesias e entidades intermunicipais à Rede Internacional CityFood

A Quercus é a organização parceira na divulgação em Portugal da CITYFOOD, uma rede internacional de governos locais que promove a partilha de conhecimento e aprendizagem entre parceiros com o intuito de os apoiar no desenvolvimento de uma abordagem estratégica do seu sistema alimentar.
A rede é gerida pelo 1)ICLEI e pela 2)Fundação RUAF que têm mais de 20 anos de experiência a trabalhar com os governos locais, promovendo suporte técnico especializado no âmbito dos sistemas alimentares.
A Quercus aliou-se a esta rede uma vez que considera urgente o desenvolvimento de estratégias para melhorar o sistema alimentar das cidades. Assim traduziu e adaptou a brochura de apresentação da rede bem como o formulário de adesão, que se dissemina (em anexo). No âmbito do desenvolvimento da temática em Portugal a Quercus está desde Maio de 2017 a contactar os municípios no sentido de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de Agendas e Programas de Agricultura Urbana e Peri-Urbana e Sistemas Urbanos Alimentares (AUPSUA).
Embora se trate de uma temática embrionária em Portugal, é fundamental promover a partilha de conhecimento por forma a incrementar a segurança alimentar e nutricional das populações e a melhorar a capacidade económica dos produtores urbanos, peri-urbanos e rurais. É necessário promover a criação de emprego verde e a economia circular, através da produção alimentar local e regional e da comercialização desses produtos, tendo sempre como base a proteção dos ecossistemas e dos recursos naturais, bem como a manutenção da qualidade do ar, do solo e da água.
A Quercus defende ainda que a alimentação deve ser cada vez mais pensada como uma prática de adaptação e combate à alterações climáticas, com emissão reduzida de gases de efeito-estufa, desde a produção e o transporte, à comercialização e ao consumo. É importante reduzir o desperdício alimentar, promover a reutilização segura de resíduos orgânicos e águas residuais, diversificar as fontes de abastecimento e criar sistemas de produção, transporte e comercialização mais resilientes.
Além disso, é fundamental facilitar a participação de atores públicos, privados e da sociedade civil nas questões relativas à governação alimentar, com vista ao cumprimento das metas e agendas nacionais e internacionais, tais como o Acordo de Paris, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Nova Agenda Urbana e o Pacto de Milão.
Todos podem fazer parte deste movimento internacional que promove o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes através de políticas públicas e em relação direta com as pessoas que trabalham no terreno.
A adesão é gratuita e pode ser feita através do preenchimento do formulário de adesão que deverá ser remetido para o email: cityfood@iclei.org Em caso de dúvida pode contactar diretamente a QUERCUS, através do email quercus@quercus.pt.
JUNTE-SE E PARTICIPE na rede CITYFOOD!