Regimento de Infantaria 14 inicia hoje programa comemorativo

Entre hoje (dia 10) e 19 de março irão decorrer as comemorações do Dia do Regimento de Infantaria Nº 14, com um conjunto de cerimónias militares e de atividades culturais e desportivas. Esta comemoração pretende evocar o dia 19 de março de 1918 no qual uma Companhia do Batalhão de Infantaria Nº 14/Regimento de Infantaria Nº 14, comandada pelo Capitão Vale de Andrade, assaltou trincheiras alemãs na I Guerra Mundial, quando ocupava o “Sector da Morte” em Neuve Chapelle, Flandres francesa, “…fazendo prisioneiros, tomando material e causando baixas e estragos consideráveis ao inimigo…”.
De 10 a 19 de março, estará patente ao público uma exposição alusiva à I Guerra Mundial, intitulada “Pedaços e Despedaços da Grande Guerra (1914-1918)”, no Palácio do Gelo. Dia 10 de março, terá lugar, no Salão Nobre do antigo Governo Civil, às 18h30, o lançamento do livro “O Regimento de Infantaria Nº 14 nas Campanhas do Sul de Angola da I Guerra Mundial” da autoria do Major Lourenço Borges.
Amanhã, dia 11, realiza-se o Torneio de Golfe do RI14 no Montebelo Golfe, e dia 12, a Prova de atletismo, tradicionalmente designada “Viriatos 2017”, inserida no âmbito das provas oficiais da Associação de Atletismo e cujo percurso percorre diversos arruamentos da cidade de Viseu. Dia de Portas Abertas no RI14, aberto ao público em geral de todas as idades, das 11h00 às 17h00, onde decorrerão um conjunto de atividades diversas, exposição de materiais e visita às instalações do Regimento.
A 16 de março, haverá um concerto com a Orquestra Ligeira do Exercito, na Aula Magna do IPV, pelas 21h30, com entrada livre, limitada aos bilhetes disponíveis, a serem recolhidos no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Viseu.
17 de março – Dia da Unidade – terá um programa especial, com cerimónias Militares comemorativas do Dia do RI14: 8h30 – Alvorada Festiva, junto à Câmara Municipal de Viseu; 09h00 – Cerimónia de Homenagem a Viriato, na Cava de Viriato; 11h20 – Guarda de Honra à Alta Entidade que preside à cerimónia; 11h45 – Cerimónia Militar no Regimento de Infantaria nº14;
Estão convidadas várias entidades militares, civis e religiosas, bem como antigos comandantes e militares que serviram na Unidade.