Dia nacional da Energia

1748

Celebrou-se no dia 29 de Maio, o dia nacional da Energia, que procura sensibilizar os consumidores quanto à necessidade de poupar energia e ainda alertar para os impactos ambientais que um consumo desregulado pode ter. 

Aproveitando o mote da poupança de energia, a DECO alerta para a necessidade das famílias aprenderem de forma simples a poupar energia. Diminuir os gastos energéticos é sinónimo de reduzir as emissões de gases de estufa, mas também de redução da fatura a pagar ao fim do mês.

Tome nota de alguns gestos simples para poupar energia:

– Televisor: Quando não utiliza aparelhos audiovisuais, desligue-os diretamente da tomada;

– Frigorífico: regule a temperatura do seu frigorífico entre os 3ºC e 5ºC e do congelador para os -18ºC;

– Iluminação: Reduz bastante o seu consumo energético e a conta ao final do mês se colocar lâmpadas LED refletoras;

– Equipamentos eletrónicos: Ao adquirir novos esquipamentos eletrónicos procure os que já têm o rótulo energético europeu;

– Máquina de lavar roupa: Nas lavagens do dia-a-dia, se a roupa não estiver muito suja, opte por programas a 30ºC. Evite fazer máquinas com a capacidade a metade;

– Ar condicionado: Coloque a temperatura de aquecimento nos 18ºC (inverno) e a de arrefecimento nos 25ºC (verão);

– Forno elétrico: por forma a poupar, aproveite o forno estar quente para cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. Evite também abrir demasiadas vezes a porta para que não haja perdas de calor.

Para comemorar o Dia da Energia, no dia 29, a DECO Centro fará atendimento gratuito a todos os consumidores que apresentam questões relacionadas com o setor da Energia e Gás.

DECO CENTRO

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com os seus direitos enquanto consumidores, bem como resolver os seus problemas, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, bastando, para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra ou para deco.coimbra@deco.pt.