Dia Nacional do Doente com AVC: Viseu assinala data com I Jornadas da UAVC do CHTV-EPE

2559

O Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado anualmente a 31 de março, comemora-se um pouco por todo o país ao longo desta semana, com o objetivo principal de sensibilizar a população para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), enquanto doença prevenível e tratável. O alerta da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) foca-se no combate aos fatores de risco, divulgação das medidas de prevenção, bem como dos sinais de alerta do AVC. Em Viseu, a data é assinalada com a realização das I Jornadas da UAVC do CHTV-EPE, no dia 1 de abril, no Auditório da Escola Superior de Saúde.

Para além do peso do AVC como grande causador de incapacidade permanente e de mortalidade, a relevância da informação e sensibilização da população nesta data prende-se muito com o facto de ser uma doença que se pode prevenir e tratar de forma eficaz na maioria dos casos, se forem cumpridos determinados cuidados. Metade dos AVC poderiam ser prevenidos controlando a pressão arterial e deixando de fumar, por exemplo. No mesmo sentido, o tratamento adequado na fase aguda pode reduzir as taxas de morte e incapacidade em 50%.

O presidente da SPAVC considera, no entanto, que “ainda se pensa pouco na prevenção em Portugal”, assumindo como missão da SPAVC, desde a sua fundação, a aposta na divulgação das medidas preventivas desta patologia. “Vale a pena lutar e por isso é que estamos aqui e assinalamos esta data anualmente, entre outras ações que vamos desenvolvendo ao longo do ano”, afirma o Prof. Castro Lopes.

Nesta data, voltam a ser reforçadas as principais mensagens a reter sobre AVC. “É preciso conhecer os sinais de alerta – os chamados 3 F’s (falta de força num braço, desvio da face e dificuldade na fala) – e saber que, perante o aparecimento de um deles, a única atitude correta é a de acionar de imediato os serviços de emergência, através do 112”, destaca o médico neurologista. Os fatores de risco são bem conhecidos, desde a hipertensão arterial, a diabetes, o tabagismo, a fibrilhação auricular, até à obesidade e ao sedentarismo. Para além disso, de norte a sul do país são relembradas as medidas de prevenção do AVC, que passam pela adoção de estilos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, não fumar, controlar os valores da pressão arterial, da diabetes e do colesterol, controlando também o peso corporal e limitando o consumo de bebidas alcoólicas.

Em Viseu, a data é assinalada com a realização das I Jornadas da Unidade de AVC de Viseu do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV- EPE), no Auditório da Escola Superior de Saúde, com entrada livre e gratuita.O evento é marcado por diversas sessões de apresentação e esclarecimento sobre temas relacionados com o AVC, ao longo de todo o dia. Das sessões destaca-se o “Espaço Multidisciplinar”, o “AVC e o Pré-Hospitalar” e a “Importância da Prevenção”. No final do evento será apresentado o “Guia do Sobrevivente e do Cuidador do Doente com AVC”, pelo Dr. António Conceição, em nome do Grupo de Ajuda Mútua de Viseu e da Portugal AVC.

A comissão organizadora é composta pelos Drs. Ana Gomes, Catarina Oliveira, Lénea Porto, Pedro Ribeiro, pela fisioterapeuta Inês Aparício, pelas enfermeiras Daniela Fernandes e Daniela Campos e ainda pelo diretor do Serviço de Medicina Interna Dr. António Correia.

A Dr.ª Ana Gomes, coordenadora desta UAVC, convida todos os interessados a participar nas atividades: “O AVC tem um impacto significativo no nosso país, com consequências devastadoras, uma vez que continua a ser principal causa de mortalidade e incapacidade. Esta realidade está bem patente no nosso distrito, onde os internamentos por AVC ascendem a 1000 por ano. Para mudarmos este panorama há que prevenir, que tratar, que reabilitar. Junte-se a nós neste dia na luta contra o AVC!”.

Consulte aqui o calendário de todas atividades da SPAVC para assinalar esta datahttp://www.spavc.org/pt/outras-actividades/dia-nacional-do-avc

Acompanhe todas as atualizações através da página de evento no Facebook da SPAVC, aqui: https://www.facebook.com/events/1267282586759381