EM SÁTÃO HÁ TEATRO!

 

A Escola de Teatro Municipal de Sátão iniciou a sua atividade em outubro do ano passado e já tem dado frutos. Depois de duas apresentações para um público restrito, por parte do grupo “Pessoas” – que abarca participantes jovens e adultos – e do grupo “Formiguinhas” – onde participam crianças dos seis aos onze anos – foi a vez de o público em geral poder assistir ao teatro “Apaga a luz para eu te ouvir” que, com os olhos vendados, conseguiu assistir à peça sem a utilização do sentido “visão”.

No dia 04 de janeiro de 2019, o Cineteatro Municipal de Sátão, ficou quase lotado com um espetáculo sensorial de poesia, construído a partir da obra poética de Fernando Pessoa, com a criação e dramaturgia da professora Florbela de Sá Cunha, que apresentou uma experiência de fruição diferenciada.

Arte cénica com olhar deslocado: sai o protagonismo da visão e ganha destaque a audição. Assim é “Apaga a luz para eu te ouvir”, um espetáculo centrado nas palavras suspensas da obra poética de Fernando Pessoa e em ambientes sonoros, cujo objetivo é sentir a poesia de um grande poeta, num diálogo de várias vozes, onde o foco é a palavra, só a palavra.

Quando a luz se apaga, fica o escutar, vemos sem olhar.

A Escola de Teatro Municipal de Sátão está disponível para colaborar com as escolas e com as câmaras municipais, levando esta arte cénica além-fronteiras do concelho de Sátão.