Empreendedorismo juntou 100 alunos portugueses e espanhóis em Viseu

Empreendedorismo juntou 100 alunos portugueses e espanhóis em Viseu

18 projetos apresentados em Viseu no âmbito das CIDADES CENCYL+

Alunos do ensino profissional de estabelecimentos de ensino portugueses e espanhóis reuniram em Viseu, no âmbito da atividade de Empreendedorismo Jovem e Desenvolvimento Urbano Sustentável do Projeto CIDADES CENCYL+.
Neste encontro de Viseu participaram cerca de 100 alunos e mais de 30 professores e técnicos dos municípios de Aveiro (Portugal), Ciudad Rodrigo (Espanha), Guarda (Portugal), Salamanca (Espanha), Valladolid (Espanha) e Viseu (Portugal).
Durante dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de concluir e expor os vários projetos de desenvolvimento urbano e meio-ambiental sustentáveis, com aproveitamento empresarial, em que estiveram a trabalhar desde o início do Projeto CIDADES CENCYL+. No total foram apresentados 18 projetos.
Esta atividade de cooperação orientada para a valorização das cidades através do empreendedorismo jovem, visou essencialmente promover o conhecimento das Cidades CENCYL e do seu território junto dos estudantes do ensino profissional das cidades que integram a Rede, fomentar o espírito empreendedor, a cultura da investigação e o traçado de projetos empresariais no ensino profissional e estabelecer laços de união que possam gerar projetos de colaboração económica e laboral de futuro, foi desenvolvido em quatro fases.
A primeira fase iniciou-se, desde a aprovação do Projeto CIDADES CENCYL+, com a sua divulgação junto das escolas do ensino profissional dos vários municípios que integram a rede de cidades, de modo a integrar esta iniciativa nas atividades letivas das referidas escolas.
Numa segunda fase, os municípios da rede CENCYL coordenaram com as escolas profissionais locais a constituição dos grupos de trabalho com os alunos participantes, em representação de cada uma das cidades, tendo em vista a orientação dos trabalhos elaborados e apresentados posteriormente. Nesta fase, cada grupo devia propor uma ou várias áreas temáticas, no âmbito do desenvolvimento urbano e meio-ambiental sustentáveis.
A terceira fase desta atividade consistiu na realização de um primeiro Encontro de Trabalho entre os vários grupos escolares de Espanha e Portugal participantes e que teve lugar em Ciudad Rodrigo.
A quarta e última fase deste programa culminou com a exposição final dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e foi o verdadeiro corolário dos objetivos inicialmente propostos, ou seja, o fomento do espírito empreendedor, a partilha de experiências e a criação de laços de união entre os jovens europeus e das Cidades CENCYL.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia