"Ensaio Tropical"

Depois da apresentação virtual do projeto na Gala de Aniversário no Teatro Ribeiro Conceição, Lamego, a instalação “Ensaio Tropical”, da autoria da artista plástica Isabel Quaresma, toma forma na sala de exposições temporária do Museu de Lamego, integrada na programação paralela da exposição [Lamego e as] Casas de Brasileiro. Para visitar até 14 de abril.

 

Isabel Quaresma, bisneta de do fundador do Teatro Ribeiro Conceição, um brasileiro de torna-viagem, parte das memórias do seu bisavô, percorrendo álbuns fotográficos de família e objetos, procurando dar um novo sentido à(s) memória(s), descobrindo novas analogias, novas trajetórias do pensamento.

 

A instalação de arte contemporânea inspira-se ainda na obra de Claude Lévi-Strauss – “Tristes Trópicos” – que, mais que um livro de viagem, é um livro sobre a viagem.

 

Tudo reunido dá origem a “Ensaio Tropical”, para ver no Museu de Lamego. Entrada livre.

 

Isabel Quaresma

 

Isabel Quaresma nasceu em Lamego vive e trabalha no Porto. Nestes últimos tempos, o seu trabalho tem vindo a refletir o seu interesse pela intersecção do têxtil com os meios mais convencionais das artes plásticas como a pintura, escultura e o desenho, refletindo artisticamente em temas como a passagem do tempo, a memória, as relações inter-pessoais.

A ligação para o campo do design e do fazer manualmente constitui um campo de constante experimentação. Assim, o seu trabalho estende-se naturalmente para uma vertente educacional, onde tem desenvolvido vários projetos nesse âmbito, tanto institucionalmente como de forma independente, como é o caso do seu mais recente projeto – Clima.

Para além da sua formação inicial em Design de Moda e Design Têxtil, é licenciada em Artes Plásticas, no Ramo de Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde também fez o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, com foco nos têxteis. É assistente convidada pela FBAUP, para a unidade curricular de Têxteis Construídos. Expõe o seu trabalho como Artista Plástica desde 2002.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia