Envelhecimento Ativo debatido em Viseu

2491

Especialistas refletem ao longo de três dias sobre a problemática do Envelhecimento Ativo. Já estão inscritos mais de 300 participantes, oriundos de todo o país

O Município de Viseu, em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu, realiza entre os próximos dias 14 e 16 de março, o 4.º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde, que decorrerá no Instituto Politécnico de Viseu. A sessão de abertura está agendada para as 14h30 da próxima quinta-feira, com a presença da Vereadora do Desporto, Cristina Brasete, e do presidente da João Paulo Balula, presidente da Escola Superior de Educação de Viseu.

Na continuidade das três edições anteriores, este congresso tem como objetivo a reflexão e o debate acerca da problemática do Envelhecimento Ativo, baseado num paradigma biopsicossocial e dos desafios presentes e futuros que se colocam às instituições públicas, a nível central e local; dos benefícios de uma abordagem interdisciplinar entre as áreas do Desporto/Atividade Física e Saúde; e partilhar e difundir boas práticas, a nível nacional, de promoção de estilos de vida mais saudáveis, participativos e de maior qualidade de vida e felicidade.

No dia 14 de março, quinta-feira, decorrerá o seminário “Envelhecimento +Ativo, +Saudável e …+Feliz”, no qual participam António Fonseca, do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Ângelo Valente e Sofia Nunes. Moderado por Bruno Avelar Rosa, do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção Geral da Saúde, o seminário contará com uma mesa redonda, na qual serão apresentadas as boas práticas dos Municípios de Viseu, Ílhavo, Lisboa e Santa Maria da Feira.

No dia 15, sexta-feira, sob a temática “Políticas Públicas de Promoção para uma Vida Saudável e um Envelhecimento Ativo”, destaca-se a presença de Mikel Izquierdo, da Faculdade Universidade Pública de Navarra; João Malva, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; e Maria João Quintela, Consultora da Direcção-Geral da Saúde. No período da tarde decorrerá um painel com os representantes da Comissão Intersectorial para a Promoção da Atividade Física e o Programa Nacional de Promoção para a Atividade Física.

No dia 14, no período da manhã, e ao longo do dia 16, sábado, decorrem dois workshops teórico-práticos de “Metodologias de Intervenção na População Sénior”.

O 4º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde conta com o Alto Patrocínio da TAFISA – The Association For Internacional Sport for All, e tem como parceiros estratégicos a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público, Rede de Universidades Seniores, Associação Portuguesa de Fisiologistas do Exercício, Associação Portuguesa de Psicomotricidade, Associação Portuguesa de Técnicos de Exercício Físico, União Portuguesa dos Diretores e Técnicos de Exercício Físico, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Associação Portuguesa para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável e Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Os parceiros científicos do congresso são a Escola Superior Agrária de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, Universidade Católica Portuguesa e Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu.