Expozoo – 10ª Exposição do Mundo Animal, Exposição Canina Internacional do Norte e Campeonato do Mundo de Ornitologia

Exponor vai receber milhares de animais e competições para todos os gostos durante o fim-de-semana de 23 e 24 de janeiro

Vão ser muitos, mesmo muitos, e das mais variadas espécies, os animais que vão estar este fim-de-semana (23 e 24 de janeiro) na Exponor – Feira Internacional do Porto, em Leça da Palmeira, que recebe, em simultâneo, a Expozoo – 10ª Exposição do Mundo Animal, a Exposição Canina Internacional do Norte e o Campeonato do Mundo de Ornitologia, este último com início logo no dia 21 de janeiro.

Na Expozoo, organizada pela Exponor, o público terá acesso a uma exposição de empresas que se dedicam à produção, exportação e importação de produtos, bens e serviços relacionados com animais de companhia. De salientar que a nível económico, o fenómeno ‘pet’ deixou de ser uma moda passageira, sendo atualmente uma área de negócio em crescimento a nível nacional.

Na Exposição Canina Internacional do Norte, da responsabilidade do Clube Português de Canicultura, os visitantes vão poder apreciar 5 mil cães, de 200 raças, e no Campeonato do Mundo de Ornitologia, organizado pela Federação Ornitológica Nacional Portuguesa, vão estar em competição cerca de 22 mil aves, de várias espécies.

Para além destes três eventos, dois deles de âmbito internacional, o programa conta com um vasto leque de atividades paralelas, de caráter lúdico e didático, algumas especialmente dedicadas aos mais novos, que irão animar e captar o interesse de toda a família.

Durante dois dias, os visitantes vão poder apreciar uma Exposição de Aquariofilia (peixes de diversas espécies, entre as quais Carpas Koi), uma Exposição de Animais Exóticos (doninhas americanas, tarântulas, escorpiões, cobras, lagartos e aves exóticas), uma Exposição de Coelhos Anões e outra de Aves e assistir à realização do 5º Concurso Nacional de Ouriços Pigmeus Africanos e ao 4º Concurso de Grooming.

No espaço Dartacão, que promete muito dinamismo e fazer as delícias de jovens e graúdos, os visitantes podem assistir a demonstrações de obediência, de busca e salvamento com cães, terapia assistida por animais e fazer passeios a cavalo.

Para os visitantes mais novos, será ainda possível ser veterinário por um dia, no Hospital Veterinário Montenegro, onde se vai simular o dia-a-dia num hospital veterinário; assistir a uma Festa de Aniversário para Cães, com 6 “cãovidados”; visitar a Quinta Pedagógica, com cavalos, cabras anãs, mini pigs, galinhas e patos fantasia e coelhos gigantes; passar pelo espaço dos Amigos Picudos, onde se pode tornar num cuidador de ouriços; ouvir e brincar no Animalife, um espaço onde se vão desenvolver atividades diversas para sensibilizar os visitantes sobre o abandono de animais, e apreciar o Espaço AquaZoo, um aquário gigante de recife, habitado por várias espécies de peixes e decorado com rocha Fiji e corais.

Na edição do ano passado, a Expozoo contou com mais de 31 mil visitantes, 58 expositores, 1.000 criadores de cães estrangeiros, animais exóticos e de companhia (mais de 5.000 cães – de todas as raças -, 150 gatos, aves, peixes de aquário, insetos, répteis, roedores, coelhos anões, ouriços pigmeus africanos, cavalos, papaformigas e suricatas).

Programa:

* Expozoo – 10ª Exposição do Mundo Animal – Organização Exponor

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Exposição de empresas que se dedicam à produção, exportação e importação de produtos, bens e serviços relacionados com animais de companhia.

* Exposição Canina Internacional do Norte – Organização Clube Português de Canicultura

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: Pavilhão 1, 2 e 3

5.000 Cães de 200 raças.

* Campeonato do Mundo de Ornitologia – Organização Federação Ornitológica Nacional Portuguesa

21 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: Pavilhão 5, 6 e galerias

22 Mil aves de várias espécies.

Atividades Paralelas:

* Exposição de Aquariofilia – Organização Aquários & Aquários / Sparcos

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4C48

Aquários de água fria e salgada, plantados com diversas espécies de peixes. Especial destaque para as Carpas Koi, uma espécie sagrada no Japão, considerada um símbolo nacional, que simboliza para os japoneses paz, harmonia, prosperidade, ascensão na vida e amor.

* Exposição de Animais Exóticos – Organização Alves Pets

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4E30

Doninhas americanas, tarântulas, escorpiões, cobras, lagartos e aves exóticas.

* 4º Concurso de Grooming – Organização Top Grooming

24 Janeiro / 14 às 18 horas

Localização: 4E24

A competição tem como objetivo dinamizar a atividade e dignificar a profissão de groomer em Portugal.

* 5º Concurso Nacional de Ouriços Pigmeus Africanos – Associação Amigos Picudos

23 Janeiro / 15 horas

Localização: 4C52

O Ouriço Pigmeu Africano mede entre 15 e 20 cm. Pode ser distinguido de todas as espécies de ouriços pois falta-lhe o 1º dedo do pé, só tem 4 dedos.

* Hospital Veterinário Montenegro – Organização Hospital Veterinário Montenegro

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4E50

Vem ser veterinário por um dia. Neste espaço pretende-se simular o dia-a-dia num hospital veterinário. As atividades médico-veterinárias serão adequadas a vários padrões de idades das crianças participantes. Receção – Simulação de admissão de animais para consulta; Consultório – Simulação de consultas: Vacinas, pensos, pedidos de exames e encaminhamento para cirurgia; Laboratório – Visualização de organismos ao microscópio e avaliação de análises (adequadas a diferentes idades); Raio-x – Simulação de aquisição de raio x e interpretação; Internamento – Local para tratamento de animais (colocação de soro, aerossóis, etc) e Cirurgia – Simulação de variados atos cirúrgicos.

* Festa de Aniversário para Cães (6 “cãovidados) – Top Grooming / Nina Maria

23 Janeiro / 17.30 às 18.30 horas

Localização: 4E24

A festa de aniversário será um convívio entre cães, onde haverá uma mesa com bolo, guloseimas e biscoitos, especialmente desenvolvidas para os “cãovidados”.

* Espaço Dartacão – Organização Dartacão

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4B20

Neste espaço, que promete muito dinamismo e interatividade, será possível assistir a treinos, demonstrações de obediência, de busca e salvamento com cães. Passeios a cavalo e terapia assistida com animais.

Estas atividades contam com a participação da Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Estado Maior da Força Aérea, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Exército, Grupo Operacional de Busca e Salvamento, Power-Dog e APPACDM.

* Quinta Pedagógica – Organização Alves Pets

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4B70

Uma quinta com cavalos, cabras anãs, mini pigs, galinhas e patos fantasia, coelhos gigantes, entre muitos outros.

* Torna-te num cuidador de ouriços – Associação Amigos Picudos

24 Janeiro / 14 às 18 horas

Localização: 4C52

No espaço dos Amigos Picudos podem aprender a tratar de um ouriço doente.

* Associação Animalife – Organização Associação Animalife

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4F50

Espaço onde se vão desenvolver atividades diversas (circulação de moldura para visitantes tirarem fotos divertidas, jogos tradicionais e pinturas faciais) para sensibilizar os visitantes sobre o abandono de animais.

* Espaço AquaZoo – Organização Aquários & Aquários / Sparcos

23 a 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4C70

Aquário de grande dimensão (250 x 80 x 60 cm) de recife habitado por várias espécies de peixes (30 Chromis Viridis , 25 Amphiprion ocellaris (Peixe Palhaço), 1 Naso Elegans, 6 Zebrasoma flavescens), decorado com variedades de rocha Fiji e corais LPS e Moles.

* Exposição de Coelhos Anões – Organização APCA – Associação Portuguesa dos Coelhos Anões

23 e 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4E70

* Exposição de Aves – Organização Aves Jorge, Lda.

23 e 24 Janeiro / 10 às 19 horas

Localização: 4A10

Em exposição uma voadeira, com 6 metros de comprimento, e dezenas de aves das espécies de Agapornis , vulgarmente chamadas Lovebirds.

* Hamster: Manual de Instruções – Organização Clube Português do Hamster

23 Janeiro / 15 horas

Localização: 4E48

Esta sessão pretende transmitir algumas noções básicas a quem já tem, ou pretende ter, um hamster como animal de estimação.