Ferreira de Aves – Festa do Corpo de Deus e XIII Festival de Folclore

No dia 20 de junho, centenas de pessoas rumaram à aldeia do Castelo, Ferreira de Aves – Sátão, para participarem na festa do Corpo de Deus que este ano integrou o XIII Festival de Folclore do Rancho Etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves.
Devoção, Cultura e Tradição marcaram a tarde, que iniciou às 14h30, com a cerimónia religiosa, presidida pelo sr. Abade Nuno Amador, acolitado pelo Diácono Felisberto Figueiredo.
Antes da celebração da Santa missa, que contou com a participação dos grupos folclóricos convidados para o festival, o sr. Abade frisou a história do  património religioso local, com destaque para a “Igreja do Castelo”, Igreja Matriz de Lamas de Ferreira de Aves.
Após a celebração da Eucaristia, seguiu-se o imponente cortejo processional pelas ruas, acompanhado pela irmandade e os escuteiros de Lamas.
XIII FESTIVAL DE FOLCLORE
Pelas 16h30, iniciou no alto da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o
magnifico Desfile Etnográfico, com os quatro grupos participantes do festival: Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves – Sátão (anfitrião), Rancho Folclórico das Velhas Guardas das Fazendas de Almeirim, Rancho Folclórico de Santa Maria Moreira – Monção, e o Rancho Folclórico das Velhas Guardas da Nazaré.
No palco, Daniela Morais, saudou todos os presentes, fez a apresentação dos grupos e procedeu à entrega das fitas.
No uso da palavra o vice presidente da Câmara de Sátão, Dr. Alexandre Vaz, elogiou o trabalho e a vitalidade do grupo de Ferreira de Aves, na pessoa do seu presidente Manuel Moreira. Enalteceu ainda, o empenho e a responsabilidade dos ranchos etnográficos e folclóricos, que preservam e divulgam as nossas tradições, não só em Portugal, mas também além fronteiras.
Foi uma tarde cultural em cheio, que prendeu a numerosa assistência, que não regateou aplausos aos grupos, que fizeram questão de mostrar o melhor das cantigas e danças tradicionais, da sua terra e da sua região.
Marcaram presença entidades da Câmara de Sátão, da junta de freguesia de Ferreira de Aves, da A.R.C.A.S o Sr. Abade, entre outras.
No final, foi servido um lanche convívio a todas as pessoas que se quiseram associar ao prolongamento da festa.
Laurinda Ribeiro