Ferrovia: pelo andar da carruagem fica tudo como está

1724

São preocupantes as notícias vindas a público sobre a fraca execução do plano de investimentos ferroviários. Nada que, infelizmente, não previsse. Nos últimos dois anos foram vários os alertas que lancei e muitas as perguntas que coloquei ao Governo. Em todos elas não obtive uma resposta clara e inequívoca.

O Governo deixou cair a ligação Cacia-Viseu-Mangualde, tentando dar com a outra mão a modernização integral da Linha da Beira Alta. Foram vários os meus colegas autarcas da região que aplaudiram a estratégia do Governo. Constata-se agora que foram enganados. Que fomos enganados.

Promoveram-se algumas sessões mediáticas, viagens ministeriais no troço Luso-Mortágua, mas os milhões que na altura foram anunciados para a requalificação da Linha da Beira Alta não tiveram ainda aplicação prática.

As notícias das últimas semanas confrontam-nos com uma dura realidade: só 9% do Ferrovia 2020 terá chegado ao terreno. Dos 20 projetos apresentados pelo Ministro Pedro Marques, apenas 6 estão em obra e 8 já deveriam estar concluídos.

Disse e repito: a falta de investimento na ferrovia hipoteca por muitos anos a modernização do nosso território e da nossa economia. Este é um erro político que o país pagará muito caro.

O abandono do projeto de uma rede ferroviária nacional e o desperdício de fundos comunitários serão o crime-capital desta legislatura.

Mas este é também o tempo de voltar a confrontar o Ministro Pedro Marques, agora que parece estar de saída do Governo para ser candidato ao Parlamento Europeu, com novas questões, depois de o próprio ter afirmado publicamente, em outubro de 2017, que até 2021 seriam investidos mais de 600 milhões de euros na modernização da Linha da Beira Alta.

Está lançado o concurso para o projeto de modernização da Linha da Beira Alta?

Em caso afirmativo, para quando o lançamento da obra?

Caso não seja possível concretizar o investimento na Linha da Beira Alta, os fundos comunitários previstos para esse projeto serão canalizados para onde?

Espero estar enganado, mas um dia destes vamos ouvir o sucessor do Ministro Pedro Marques dizer que como não vai ser possível concretizar o investimento na Linha da Beira Alta, os fundos comunitários serão desviados para os metros de Lisboa e Porto e para a linha de Cascais.

E desta forma fica mais uma vez provado que é muito bonito falar e dizer que se está preocupado com o Interior, mas na prática é o que se vê.

Almeida Henriques

Presidente da Câmara Municipal de Viseu