Festa marca encontro de gerações na Santa Casa da Misericórdia de Lamego

1728

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego começou o novo ano com a realização de um encontro de gerações que juntou na mesma celebração utentes com idades muito diferentes: os idosos do Serviço de Apoio Domiciliário e as crianças que regularmente participam nas Actividades de Tempos Livres (ATL). Para animar esta festa, o pequeno palco instalado no ginásio da instituição recebeu a actuação da Escola de Concertinas de Lamego, um espectáculo de magia pelo “Professor Chaster e Lita” e coreografias dinamizadas pelos mais pequenos. Por diversas vezes, o desenrolar da animação foi interrompido por aplausos que fizeram esquecer o frio e a chuva intensa que se fazia sentir no exterior.
Criado em 2012, o Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Lamego presta neste momento apoio permanente a 38 idosos e doentes crónicos, que os familiares não têm possibilidade de cuidar. Para além da cidade de Lamego, este serviço de assistência pessoal e domiciliária já abrange algumas freguesias rurais do concelho.
Por outro lado, através do ATL, esta instituição proporciona a 11 crianças uma ocupação saudável dos seus tempos livres, de forma a complementar o seu processo educativo e formativo.
Realizada pela primeira vez, a celebração que uniu os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário e as crianças do ATL decorreu na tarde de 9 de Janeiro, na Quinta do Poço, à qual se juntaram muitos familiares, funcionários, utentes e amigos da Santa Casa. Para além da oferta de um lanche, o convívio terminou com as crianças a cantarem os Reis e ao som de uma concertina tocada por um filho de um utente da freguesia de Avões.