Festival das Geminações realizou mais uma edição

2197

O Festival das Geminações promovido pela ACPUO- Association Culturelle Portugaise Les Ulis/Orsay cumpriu mais uma edição, este passado fim-de-semana, 20 e 21 de fevereiro.
Neste festival comemorativo das geminações de Vila Nova de Paiva com Orsay e Sátão com Les Ulis, em França, os artesãos e produtores foram uma vez mais, recebidos pelos emigrantes, no Gymnase Blondin em Orsay, onde puderam expor e vender artesanato e produtos regionais de fabrico caseiro, como o fumeiro, o pão caseiro, o queijo, entre outros produtos como as compotas e licores, bolos variados e mel.
As autarquias de Vila Nova de Paiva e de Sátão estiveram representadas ao mais alto nível, com a presença da Vice-Presidente paivense, Delfina Gomes, acompanhada pelo Chefe da Unidade Social e Cultural, Pedro Nuno Pires e pelo autarca de Sátão, Dr. Alexandre Vaz. Os dois Municípios tiveram em exposição monografias várias, oferta turística e prova gastronómica de produtos.
O festival contou ainda com a presença do Maire d’Orsay, David Ros, acompanhado pelo Vereador Alberto da Silva, do Presidente do Comité Francês das Geminações e do Presidente da Câmara de Kempen (Alemanha), com a qual Orsay também se encontra geminada.
Na Mairie d’Orsay foi realizada a inauguração de uma exposição de artes plásticas de artistas alemães de Kempen, na qual compareceram as várias entidades oficiais.
Os momentos culturais do Festival contemplaram desde a atuação de jovens alunas de uma escola de dança de Orsay, dança country, dança do ventre e as atuações do Grupo Folclórico Esperança ACP Les Ulis-Orsay e do Grupo Folclórico Alegria do Minho (Plaisir), encerrando com os ritmos de baile de Marcos Frias & Júlia.
O Município de Vila Nova de Paiva e todos quantos o representaram, deixam o seu agradecimento à ACPUO e a todos os emigrantes que contribuíram para o sucesso deste Festival das Geminações.