Festival Especial: Uma década a celebrar o talento das crianças e jovens portadores de deficiência

No próximo dia 26 de maio, vai ter lugar a 10ª edição do Festival Especial, mostrando mais uma vez que na diferença, todo o Homem tem dons.

Crianças e jovens especiais, pelo seu físico e psicológico, são novamente os protagonistas deste espetáculo único, mostrando o seu enorme talento e valor à comunidade no palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.

O espetáculo promete aquecer o coração do público com representações dramáticas e momentos musicais singulares, protagonizados por crianças e adultos da Casa de Santa Isabel, do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Casa do Povo de Seia e da Fundação Aurora Borges e ainda, por crianças autistas e portadoras de deficiência das unidades de ensino estruturado do concelho.

O Festival este ano conta ainda com a participação especial da Banda APPDA Lisboa, a primeira organização portuguesa dedicada ao autismo.

O Festival Especial é organizado pelo Município de Seia e nasceu da vontade e determinação em mostrar ao público o resultado das sessões de musicoterapia promovidas pela autarquia. Estas têm revelado evoluções inegáveis na cumplicidade, interação e comunicação das crianças e jovens. Assim, criaram-se alicerces para mostrar ao mundo que a diferença não importa, revelando que não há pessoas mais empenhadas e sinceras no que fazem.

Conferência de Terapias Expressivas

Paralelamente ao festival, o Município de Seia em parceria com a Associação de Musicoterapeutas MUTEpt promove no dia anterior (25 de maio), também na Casa Municipal da Cultura, a 2ª edição da Conferência de Terapias Expressivas em Seia.

Subordinada ao tema “Diferentes Contextos das Terapias Expressivas”, a conferência pretende ser um ponto de encontro e de partilha de experiências entre musicoterapeutas, visando reforçar a divulgação da Musicoterapia e de outras Terapias Expressivas nos diferentes contextos de intervenção associados às diferentes fases do ciclo de vida.

O programa inicia com uma intervenção de Paulo Jacob, sobre “Processos de mudança na intervenção musical em pessoas com deficiência: Interseções musicoterapia/educação”. Ainda durante manhã, Lucília Valente apresenta o tema “Dramaterapia: contributos na formação pessoal e na intervenção socioeducativa”, Ana Dora Borges faz uma intervenção sobre Dança Inclusiva e Bert Brinke fala sobre Arte Social.

Durante a tarde realizam-se workshops sobre Arteterapia, com Irene Monteiro; Dança, Movimento e Terapia, com Anita Costa; Dramaterapia e inclusão: Dinâmicas Integrativas, com Lucília Valente e Adelina Peixoto; e Método Ronnie Gardiner, com Sara Figueiredo.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia