FILANDORRA ESTREIA MESTRE GRILO CANTAVA E A GIGANTA DORMIA DE AQUILINO RIBEIRO, EM SERNANCELHE, TERRA NATAL DO AUTOR

No âmbito das Comemorações do centenário da obra “Terras do Demo” de Aquilino Ribeiro, a Filandorra – Teatro vai ESTREAR no próximo dia 27 de Maio, dia que assinala a morte do grande escritor e mestre, no Auditório Municipal de Sernancelhe, terra natal do autor, a 74ª produção da Companhia, Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia inserta na obra de referência “Arca de Noé III Classe”.

Esta nova produção da Filandorra elege como público-alvo as crianças em idade do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, e pretende homenagear  a faceta de Aquilino dedicada à literatura para a infância bem como relembrar a sua obra, sensibilizar a comunidade escolar para o legado do autor e cruzar a criação artística com a valorização e importância do retorno ao mundo rural.

Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia conta a história de uma abóbora que “à força de comer do solo e beber do regadio”, levava a vida a comer, a dormir e a crescer, indiferente a todo o movimento à sua volta e aos animais circundantes. Certa noite, “já espigadota”, foi acordada por um coro de rãs, sapos, ralos, uma cigarra e um grilo, uma verdadeira “fanfarra” que clamava ao “solzinho rico” … à fábula de Aquilino foram acrescentadas canções da autoria de Marília Miranda, canções essas que segundo a autora, “procuram serem fidedignas, quer ao ambiente que Aquilino criou, quer às palavras-chave que surgem, muitas vezes, repetidas, quase como se estivessem à espera de serem musicadas, e reforçam, pois, o sentido de cada personagem, acrescentando às suas falas a melodia que elas despertaram”.

A estreia nacional acontece às 21h30 no Auditório Municipal, sendo que à tarde o espetáculo é apresentado em antestreia para todas as crianças das escolas do pré-escolar ao 2º ciclo do concelho de Sernancelhe, com sessões agendadas para as 14h00 e 15h00, bem como umaconferência de IMPRENSA (PROGRAMA EM ANEXO) com o Diretor Artístico da Filandorra, atores e Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe.

A estreia desta fábula aquiliana dá o mote à Semana da Criança, iniciativa anual desenvolvida por esta Companhia Profissional de Teatro por toda a região do Interior Norte para assinalar o Dia Mundial da Criança, a 01 de Junho, com uma programação especificamente destinada ao público infantil. Depois de Sernancelhe, e no âmbito do projecto CEDITES – Centros de Divulgação de Teatro para as Escolas desenvolvido em parceria com o Município de Lamego, cidade onde Aquilino Ribeiro frequentou o Colégio, o espetáculo é apresentado no Teatro Ribeiro Conceição nos dias 28, 29 e 30 de Maio com sessões diárias para todas as crianças da rede escolar do concelho. No dia 31 de Maio a abóbora “redondinha” e o grilo “muito negrinho” têm encontro marcado com as crianças de Montalegre no Auditório do Pavilhão Multiusos, pelas 14h30, na abertura da 20ª edição da Feira do Livro deste concelho barrosão. O espectáculo segue depois em digressão por toda a região do interior norte, com espectáculos já agendados em Valpaços, no dia 03 de Junho, e no dia 06 de Junho na Mostra Escolar de Vila Real.  

A Estreia Nacional de Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia conta com o apoio do Ministério da Cultura/DGartes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado | Teatro.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia